Painel de superfície de controle é perdido por avião A320 da Spirit durante a decolagem

Airbus A320 da Spirit – Imagem ilustrativa: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um avião da companhia norte-americana Spirit Airlines perdeu um painel de uma de suas superfícies de controle no momento da decolagem, mas o voo prosseguiu até o destino programado.

A ocorrência envolve o avião Airbus A320 registrado sob a matrícula N620NK. Segundo o reporte da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) acessado pelo AEROIN, a aeronave realizou o voo NKS-9120 no último sábado, 5 de março, partindo de Lake City e pousando em Fort Lauderdale.

A descrição do evento, classificado pela FAA como “Incidente”, indica que “a aeronave perdeu um painel de aileron na decolagem, em Lake City, Flórida”.

Os ailerons são as superfícies de controle que você vê na parte traseira das asas, geralmente mais próximos da ponta da asa, e que atuam para girar o avião em torno do eixo da fuselagem, ou seja, para abaixar e levantar as asas durante as curvas.

Segundo dados das plataformas de rastreamento online, o voo NKS-9120 partiu de Lake City às 11h35 da manhã do sábado e pousou cerca de 1 hora depois em Fort Lauderdale, às 12h37.

Não há mais detalhes sobre a ocorrência, portanto, ainda não é possível saber se os pilotos souberam do incidente logo após acontecer e optaram por prosseguir com o voo, ou se foi descoberto apenas após a chegada ao destino.

O Airbus A320 permaneceu em solo em Fort Lauderdale por quase dois dias completos, até decolar na manhã desta segunda-feira, 7 de março, para um voo local de 50 minutos, possivelmente um teste pós-manutenção. Mais tarde, às 12h58, retornou aos voos comerciais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aérea tem voos suspensos após descobrirem que nenhum piloto era qualificado...

0
A Administração Federal de Aviação (FAA) suspendeu o certificado da Aero Micronesia, empresa de transporte aéreo sediada em Guam