País africano considera banir aviões comerciais com mais de 20 anos de idade

Após múltiplos problemas envolvendo aeronaves mais antigas, o governo de Gana passou a considerar a ideia de banir de seu espaço aéreo todos os aviões com mais de 20 anos oferecendo voos regulares de passageiros. A discussão surge na esteira de uma decisão recente, tomada pela autoridade da aviação civil do país africano (GCAA), de banir um avião específico da Delta Air Lines que já havia deixado os viajantes “na mão”.

Em entrevista à mídia de Gana, Charles Kraikue, Diretor Geral da GCAA, disse que a agência está atualmente em discussões com as partes interessadas e planeja emitir uma nova diretiva a esse respeito em breve, juntando-se à Nigéria, Uganda, Tailândia, Bolívia, Malásia, Mongólia e Turquia, entre outros, na imposição de limites de idade para aeronaves comerciais.

“Após reclamações persistentes de passageiros, em breve divulgaremos uma nova diretiva que impedirá as companhias aéreas de usar aeronaves com idade superior no espaço aéreo do país”, explicou. “Sob o novo regime, o teto proposto para aeronaves comerciais que voam para Acra é de 20 anos. Isso faz parte de um pacote de medidas destinadas a garantir que as aeronaves sejam adequadas ao seu propósito”, disse ele.

Kraikue reconheceu que os limites de idade tinham pouco impacto direto na aeronavegabilidade de uma aeronave, mas as reclamações persistentes dos consumidores tornaram necessário que a autoridade impusesse restrições de idade às transportadoras comerciais

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Atlas Air alocará outro Boeing 777F para a YunExpress levar compras...

0
Aprofundando o relacionamento de sucesso entre a Atlas e a YunExpress, este segundo 777F entrará em serviço para e empresa chinesa em abril e