Início Mercado

Países do mundo fecham espaço aéreo para aviões russos e EUA não se pronuncia; veja mapa

airplane near blue and grey building
Foto de 周 康 via Pexels.com

Países do hemisfério norte têm se unido em torno das sanções contra a Rússia, após a invasão da Ucrânia. Como parte de um amplo pacote de embargos econômicos, também foram colocadas restrições de sobrevoo para aeronaves e pessoas russas, que começaram a ser implementados ainda no final da semana passada.

Os primeiros a bloquearem voos de aeronaves russas sobre seus territórios foram o Reino Unido, Polônia, Chéquia, Estônia, Lituânia, Latvia, Romênia, Bulgária e Eslovênia. No domingo (27), foi a vez da União Europeia e o Canadá também aderirem aos bloqueios.

“Estamos fechando o espaço aéreo da UE para aeronaves de propriedade russa, registradas ou controladas pela Rússia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista coletiva. Aviões russos, incluindo jatos particulares de oligarcas, “não poderão mais pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE”, disse ela neste domingo.

Curiosamente, os Estados Unidos seguem imóveis, até agora, neste aspecto. O Brasil também não se posicionou até o momento.

Com tais restrições, os aviões russos ficam praticamente impedidos de voar no lado ocidental do hemisfério norte, como ilustra o mapa abaixo (atualizado com informações de 27 e fevereiro, às 16h30).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile