Início Sem categoria

Panamá: Aeroporto Internacional de Tocumen recebe 15,7 milhões de passageiros em 2022

Foto: Skytrrax

O Aeroporto Internacional de Tocumen, que serve a Cidade do Panamá, recebeu um total de 15.779.103 passageiros em 2022, 6.615.105 a mais que no ano anterior. Os números mostram a recuperação do “Hub das Américas”, que em breve poderá atingir, e até superar, os níveis de atividade anteriores ao início da pandemia.

Raffoul Arab, gerente geral do terminal aéreo, apresentou o balanço final anual da operação a executivos de companhias aéreas, concessionárias, players do setor de turismo e à mídia. “Tivemos um final de ano robusto, e se a tendência atual continuar, até 2023 estimamos bater todos os recordes de passageiros processados ​​com mais de 16,8 milhões”, destacou.

No final de 2022, o aeroporto registou receitas de 242,2 milhões de dólares, 5% abaixo do valor de 2019. As projeções para este ano estimam receitas de 278,9 milhões de dólares.

De acordo com os dados obtidos pela Aviacionline através da plataforma Cirium, durante o mês de dezembro foram realizados um total de 10.517 movimentos de aeronaves de transporte de passageiros. A Copa Airlines é a principal operadora em Tocumen, seguida pela United Airlines e American Airlines.

A companhia aérea colombiana Avianca está em quarto lugar, com mais de 17.000 assentos mensais de e para a capital do Panamá. Air France, KLM, Turkish Airlines e Iberia são as companhias aéreas europeias com o maior número de serviços e assentos oferecidos em Tocumen.

Recuperação da rede de destinos

O Aeroporto Internacional de Tocumen já recuperou mais de 95% da malha de rotas que possuía em 2019. Entre outros marcos, Arab destacou a inauguração dos serviços da Eurowings Discover diretos de Frankfurtm, o aumento da frequência de voos da Turkish Airlines de Istambul para operações diárias e a crescente atividade do novo Terminal 2.

A atividade de transporte aéreo de carga no maior aeroporto do Panamá aumentou 16% em relação ao ano anterior. No total, foram mobilizadas 234.935 toneladas de carga, 32.192 a mais do que em 2021.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile