Para a produção da asa do MC-21, Rússia anuncia troca de robô importado por um nacional

Imagem: UAC

A fabricante russa de aviões Irkut Corporation, parte da United Aircraft Corporation (UAC), informa que, em cooperação com a Univerdidade South Russian State Polytechnic, criou um robô de empilhamento com tecnologia nacional, para produção da fibra composta usada na produção em série da asa da mais recente aeronave comercial do país, o jato MC-21, concorrente das famílias Boeing 737 MAX e Airbus A320neo.

Imagem: UAC

Um protótipo de robô projetado para criar estruturas compostas foi colocado em operação comercial no laboratório de Moscou da empresa AeroComposite, que é o centro de competência da UAC no campo de desenvolvimento inovador e produção de peças e montagens de materiais compósitos poliméricos.

O robô é usado para a colocação automática de fita de carbono seca, que forma em camadas a parte futura do avião. Com a ajuda de um laser, a fita de carbono é aquecida e colada à camada anterior, formando o empilhamento de camadas. Todos os elementos-chave do robô de empilhamento, incluindo o software e o sistema de colocação de fita de carbono, são fabricados na Rússia.

Imagem: UAC

“Desenvolvemos totalmente a tecnologia nacional, alcançando alta qualidade, rapidez e confiabilidade do sistema. O próximo objetivo é ampliar esta solução para produção em série de estruturas compostas da asa do MC-21 e aumentar o volume para 36 conjuntos de aeronaves por ano”, disse Anatoly Gaydansky, primeiro vice-diretor geral da Irkut Corporation, diretor geral da JSC AeroComposite.

No final do ano passado, a Irkut Corporation recebeu aprovação da Agência Federal de Transporte Aéreo para grandes mudanças no projeto padrão da aeronave MC-21 relacionadas à instalação do motor PD-14, de fabricação russa, e uma asa feita de compósito produzido com materiais nacionais.

O MC-21 é um avião de passageiros de médio alcance de nova geração, com capacidade de 163 a 211 passageiros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias