Para aeroportos e empresas de serviços auxiliares, IATA vai expandir certificação de avaliação ambiental

Aeroporto de Edmonton, no Canadá – Imagem: Thankyoubaby / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou a Avaliação Ambiental IATA para Aeroportos e Provedores de Serviços Terrestres (IEnvA para Aeroportos e GSPs). O Aeroporto Internacional de Edmonton (YEG), no Canadá, é o primeiro participante do IEnvA expandido e desempenhará um papel de liderança à medida que a cadeia de valor se alinha para garantir um futuro sustentável para o transporte aéreo.

O IEnvA para Aeroportos e GSPs é uma expansão do bem-sucedido IEnvA para Empresa Aéreas. Os programas do IEnvA permitem que os participantes construam planos robustos de gestão ambiental com melhorias contínuas de desempenho. Cerca de 50 companhias aéreas fazem parte do programa IEnvA, sendo 34 delas totalmente certificadas, enquanto as demais estão em processo.

O IEnvA é um Sistema de Gestão Ambiental baseado em padrões e melhores práticas que foram construídos em colaboração com companhias aéreas, aeroportos, prestadores de serviços terrestres, IATA e especialistas em sustentabilidade. Ele está em conformidade com os requisitos da ISO14001 (Gerenciamento Ambiental) e usa a experiência de uma década da IATA com auditoria de segurança (IOSA) para supervisão, governança e controle de qualidade.

Sebastian Mikosz, vice-presidente sênior de meio ambiente e sustentabilidade da IATA, afirma que a IEnvA tem um sólido histórico de melhoria do desempenho ambiental das companhias aéreas.

“Como a indústria da aviação se comprometeu a melhorar a sustentabilidade, incluindo a obtenção de zero emissões líquidas de carbono até 2050, a expansão do IEnvA para aeroportos e GSPs é fundamental. Com a participação pioneira do Aeroporto Internacional de Edmonton no programa expandido, temos um sinal claro de que os compromissos de sustentabilidade do setor estão sendo implementados em uma abordagem sistemática orientada para resultados em toda a cadeia de valor”, disse Mikosz.

Myron Keehn, vice-presidente de Serviço Aéreo, Desenvolvimento de Negócios, ESG e Relações com Partes Interessadas do Aeroporto Internacional de Edmonton, comenta que este é um marco significativo para os aeroportos de todo o mundo.

“Estamos orgulhosos de fazer parte do movimento em direção a um futuro sustentável para a aviação. O Programa de Avaliação Ambiental da IATA apoiou a narrativa de sustentabilidade em todo o setor de aviação e estamos entusiasmados por ser o primeiro aeroporto envolvido na expansão deste programa, pois continuamos a priorizar ESG, inovação e soluções inovadoras para operações aeroportuárias e parcerias estratégicas”, afirmou Keehn.

O IEnvA para Aeroportos e GSPs fará uso de processos de supervisão, governança e controle de qualidade testados e comprovados do IEnvA e incluirá o fornecimento de padrões e práticas recomendadas, acesso ao treinamento, workshops de preparação e avaliação externa.

Como o aeroporto pioneiro no IEnvA para Aeroportos e GSPs, o YEG trabalhará com a IATA para estabelecer os Padrões IEnvA para Aeroportos e material de orientação para melhorar amplamente o desempenho em áreas como emissões, resíduos, água, ruído, energia e biodiversidade.

Assim como no IEnvA for Airlines, após uma avaliação independente bem-sucedida, o YEG e outras entidades bem-sucedidas serão incluídas no Registro de Certificação IEnvA.

Para mais informações, consulte as páginas do IEnvA no site da IATA.

Informações da IATA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de