Início Aeroportos

Para agilizar remoção de aeronaves da pista, Aeroportos Viracopos agora tem um novo rebocador

Imagem: Divulgação / Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), informa hoje que agora conta com um equipamento adicional para apoiar situações imprevistas em sua pista de pousos e decolagens.

A empresa adquiriu um rebocador de aeronaves de última geração, projetado para remover eficientemente aeronaves de pequeno e médio porte em situações emergenciais. O equipamento chegou ao aeroporto em abril e já pode ser acionado em ocorrências.

Segundo explica a ABV, esta aquisição estratégica visa garantir a rápida retomada da operação normal do aeroporto, após incidentes que impeçam a movimentação autônoma de aeronaves, como o colapso de trens de pouso.

O novo rebocador é capaz de manobrar aeronaves com até nove toneladas e é equipado com plataforma giratória e chassi em aço carbono para segurança e eficácia operacional.

Este equipamento será operado pelos profissionais do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) de Viracopos, ampliando a capacidade de resposta do aeroporto em situações críticas.

Imagem: Divulgação / Viracopos

A concessionária ressalta que a aquisição do rebocador está em conformidade com as regulamentações da aviação civil, sendo elas:

– Artigo 38-A da Lei nº 7.565 – Código Brasileiro de Aeronáutica, permitindo ao operador aeroportuário a remoção de aeronaves que comprometam a operação ou segurança do aeroporto;

– Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC 153 da ANAC, especificamente o item 153.325 sobre procedimentos de remoção de aeronaves inoperantes;

– Projeto Retomada Operacional da ANAC, orientando a manutenção das condições operacionais mínimas em casos de contingência.

A ABV já é reconhecida como o único operador aeroportuário do país a dispor do Aircraft Recovery Kit para aeronaves de grande porte, incluindo uma variedade de equipamentos de resgate, como torres infláveis de alta pressão e cintas de alta resistência para içamento.

Com a introdução deste novo rebocador, a Aeroportos Brasil Viracopos não apenas atende aos mais altos padrões de segurança e operacionalidade, mas também minimiza os impactos operacionais na malha aérea nacional e internacional, oferecendo uma solução ágil e segura para incidentes aeronáuticos.

Entretanto, a concessionária destaca que o dever de remoção de aeronave envolvida em acidente, de destroços e de bens transportados, em qualquer parte, será do explorador da aeronave, que arcará com as despesas decorrentes.

Nos aeródromos públicos, caso o explorador não providencie tempestivamente a remoção da aeronave ou dos seus destroços, caberá à administração do aeródromo fazê-lo, imputando-se àquele a indenização das despesas, conforme preconizado na Lei 12.970 de 2014 – Art. 88-Q, Parágrafo 1º.

O Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos principais complexos aeroportuários do Brasil, reconhecido por sua excelência em operações, segurança e atendimento ao cliente. Localizado estrategicamente em Campinas, São Paulo, Viracopos é um dos principais hubs para voos nacionais e internacionais, impulsionando a conectividade e o desenvolvimento econômico da região.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile