Para alimentar passageiros, maior fazenda vertical do mundo é inaugurada pela Emirates

Assine nossa Newsletter e receba as melhores informações de aviação (sendo muitas exclusivas) direto no seu e-mail, clique aqui.

Avião Airbus A380 Emirates
Airbus A380 – Imagem: Emirates

A Bustanica, maior fazenda hidropônica do mundo, abriu as portas apoiada por um investimento de US$ 40 milhões. A instalação é a primeira fazenda vertical da Emirates Crop One.

Emirates Crop One é a joint venture entre a Crop One, líder do setor em agricultura vertical interna orientada por tecnologia, e a Emirates Flight Catering (EKFC), uma das maiores operações de catering (fornecimento de comida preparada e serviços correlatos) do mundo, atendendo mais de 100 companhias aéreas.

Localizada perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central, a instalação de 330.000 pés quadrados é projetada para produzir mais de 1.000.000 de quilos de folhas verdes de alta qualidade anualmente, exigindo 95% menos água do que a agricultura convencional. A todo momento, a instalação mantém mais de 1 milhão de cultivares (plantas), o que fornecerá uma produção de 3.000 kg por dia.

Imagem: Emirates
Imagem: Emirates
Imagem: Emirates
Imagem: Emirates

A Bustanica é impulsionada por uma tecnologia poderosa – aprendizado de máquina, inteligência artificial e métodos avançados – e uma equipe interna altamente especializada que inclui especialistas em agronomia, engenheiros, horticultores e cientistas de plantas. Um ciclo de produção contínuo garante que o produto seja super fresco e limpo e cultivado sem pesticidas, herbicidas ou produtos químicos.

Os passageiros da Emirates e de outras companhias aéreas podem esperar comer essas folhas verdes, incluindo alface, rúcula, salada mista e espinafre, a bordo de seus voos já a partir deste mês de julho.

A Bustanica não está apenas revolucionando as saladas no céu: os consumidores dos Emirados Árabes Unidos em breve poderão adicionar essas verduras aos seus carrinhos de compras nos supermercados mais próximos. A Bustanica também planeja expandir para a produção e venda de frutas e legumes.

O sistema de circuito fechado da fazenda foi projetado para circular a água pelas plantas para maximizar o uso e a eficiência da água. Quando a água evapora, é recuperada e reciclada no sistema, economizando 250 milhões de litros de água por ano em comparação com a agricultura tradicional ao ar livre para a mesma produção.

A Bustanica terá impacto zero sobre os recursos de solo ameaçados do mundo, uma dependência incrivelmente reduzida de água e colheitas durante todo o ano, não prejudicadas por condições climáticas e pragas.

O Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da companhia aérea e do Grupo Emirates, disse:

“A segurança alimentar e a autossuficiência de longo prazo são vitais para o crescimento econômico de qualquer país, e os Emirados Árabes Unidos não são exceção. Temos desafios específicos em nossa região, dadas as limitações de terra arável e clima.

A Bustanica inaugura uma nova era de inovação e investimentos, que são passos importantes para o crescimento sustentável e alinhados com as estratégias bem definidas de segurança alimentar e hídrica do nosso país.

A Emirates Flight Catering investe constantemente nas mais recentes tecnologias para encantar os clientes, otimizar as operações e minimizar nossa pegada ambiental. A Bustanica ajuda a proteger nossa cadeia de suprimentos e garante que nossos clientes possam desfrutar de produtos nutritivos de origem local.

Ao aproximar a produção do consumo, estamos reduzindo a jornada alimentar do campo ao garfo. Parabéns à equipe Bustanica por suas conquistas notáveis ​​até agora e por estabelecer padrões e referências globais em agronomia.”

Informações da Emirates

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias