Para alívio da Latam, aeroporto de São Carlos (SP) continua internacional por 180 dias

Aeronave da LATAM no MRO em São Carlos (SP) – Imagem: LATAM Airlines/YouTube – Reprodução

O Aeroporto Internacional Mário Pereira Lopes, onde fica localizado o Centro de Manutenção de Aeronaves (MRO) da LATAM, em São Carlos, a 234 km da capital paulista, vem sofrendo um recorrente problema com a Receita Federal desde o segundo semestre de 2022, dificultando os pousos internacionais no terminal de diversas aeronaves do grupo, que vão até o local para manutenções.

No entanto, aparentemente esse problema está sendo resolvido. De acordo com informações do site São Carlos em Rede, a Receita Federal, a pedido da Rede VOA, concessionária do aeroporto, emitiu, assim como já havia feito anteriormente, uma autorização temporária de 180 dias para operações internacionais no aeródromo. Essa autorização é válida apenas para o recebimento de aviões em manutenção e suas tripulações. O documento vale até abril de 2023.

Paralização dos voos internacionais

Essa paralização se deve por conta de um antigo pedido da VOA, que solicita a suspensão das operações internacionais no local, depois que o antigo administrador, o DAESP, não foi capaz de entregar evidências suficientes que suportassem os controles adequados referentes ao alfandegamento do aeroporto, não respeitando a Portaria RFB Nº 143, de 11 de fevereiro de 2022, que estabelece normas gerais e procedimentos para o alfandegamento de um aeroporto, mandatório para aeródromos que recebem voos internacionais.

Ainda, de acordo com a concessionária, os pedidos para que a regularização definitiva dos voos internacionais em São Carlos estão em tratativas com a Receita Federal: “Durante esse período, todas as demandas apresentadas já estarão sanadas, a fim de se obter a regularização definitiva” afirma a empresa.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias

Procuradores Federais querem levar aviões de garimpos ilegais a “pane seca”

0
Ao longo das últimas décadas, aviação de garimpo foi se tornando cada vez mais comum no Brasil. Embora seja um meio eficiente de acesso