Para-brisa de Airbus A320 se estilhaça a 10 km de altura e leva tripulação a desviar voo

Airbus semelhante ao da ocorrência – Imagem: Byeangel, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Airbus A320 que estava realizando um voo de passageiros precisou desviar para outro aeroporto, após o para-brisa do comandante estilhaçar em altitude de cruzeiro. O incidente ocorreu com o avião registrado sob a matrícula B-6572, da companhia aérea chinesa Juneyao Airlines, enquanto realizava o voo HO-1231, de Xangai para Chengdu, ambas cidades na China, no último sábado (19).

De acordo com informações obtidas pelo site The Aviation Herald, a aeronave estava voando a uma altitude de 34,1 mil pés (~10.400 metros), quando uma das camadas da janela esquerda, do lado do comandante, se estilhaçou.

Na foto abaixo, é possível observar o dano causado na camada da janela lateral. Visualmente não houve destruição do vidro, uma vez que essa condição é raríssima de se acontecer. Em incidentes como esse, apenas uma das camadas que compõem o material é danificada, não resultando em situações de grande risco.

Imagem: The Aviation Herald

Diante da situação, a tripulação decidiu desviar a aeronave para Wuhan, na China, com o pouso vindo a ocorrer normalmente no Wuhan Tianhe International Airport após 30 minutos da ocorrência em voo.

Ato contínuo, o voo foi cancelado e os passageiros foram realocados em outra aeronave. O Airbus A320 envolvido no incidente ficou em solo até o dia seguinte (20), quando realizou um voo de volta a Xangai, sede da companhia.

Nota: Em ocasiões mais graves, as camadas das janelas frontais do cockpit podem se estilhaçar, afetando diretamente a visão dos pilotos. Mesmo nesses casos mais extremos, os pilotos possuem habilidade e treinamento para aterrissar a aeronave em segurança. Geralmente essas ocorrências são classificadas como incidentes leves.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Proposta de terminal de carga no Aeroporto regional de Cascavel (PR)...

0
Cascavel, que já usa a logística de trem e caminhões para o transporte, passará a ter o modal aéreo com a efetivação do terminal.