Para-brisa pega fogo a instantes da decolagem e avião é evacuado na pista

Passageiros na pista após o incidente

Um avião comercial precisou ser evacuado nesta terça-feira, 18 de janeiro, depois que um dos para-brisas pegou fogo quando o voo estava a instantes de iniciar a corrida de decolagem.

Segundo as informações apresentadas pelo The Aviation Herald, o incidente aconteceu no aeroporto de Hanimaadhoo (código HAQ), nas Maldivas, quando o bimotor turboélice De Havilland Dash 8-200 da companhia aérea Maldivian partiria para Male, também nas Maldivas, no voo Q2-247.

O aeroporto na ilha de Hanimaadhoo – Imagem: Google Earth

Com 35 pessoas a bordo, os pilotos haviam se deslocado pela pista até a cabeceira 21, dado meia-volta e alinhado para decolar, quando o para-brisa direito apresentou chamas e logo se quebrou.

Em função do risco de um incêndio, a tripulação optou por evacuar a aeronave imediatamente.

Em comunicado sobre a ocorrência, a companhia aérea informou: “Enquanto se preparava na pista para a decolagem de HAQ, ocorreu um incêndio e o para-brisa do lado do co-piloto quebrou. Uma evacuação imediata foi feita na pista. 35 pessoas e tripulantes a bordo foram evacuados imediatamente.”

A Maldivian opera dois aviões Dash 8-200, de matrículas 8Q-AMD e 8Q-IAQ, mas não há confirmação sobre qual dos dois foi o envolvido. Além deles, a frota conta com oito Dash 8-300, onze DHC-6-300 Twin Otter, um A320 e um A321.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias