A Airbus informa hoje, 9 de março, que assinou um acordo com a Spirit AeroSystems por meio de sua subsidiária para o desenvolvimento das asas do CityAirbus NextGen. Essa parceria apoiará a exploração da Airbus de projetos disruptivos de aeronaves, cumprindo os regulamentos mais rigorosos.
A Spirit AeroSystems será responsável pelo desenvolvimento e fabricação das asas do CityAirbus NextGen em Belfast, Irlanda do Norte. A ambição de ambos os parceiros é alcançar uma solução de peso mínimo, garantindo os mais altos níveis de segurança.
O conceito estrutural das asas fixas do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical) será capaz de transmitir as cargas aerodinâmicas relacionadas ao mesmo tempo em que é otimizado para o equilíbrio certo entre a eficiência de pairar e de cruzeiro. O sistema de propulsão distribuído do CityAirbus NextGen contribuirá para reduzir a influência da turbulência do ar.
“A parceria com a Spirit AeroSystems é um passo importante para o desenvolvimento do CityAirbus NextGen e suas asas são componentes estruturais essenciais para a eficiência do voo”, disse Jörg Müller, chefe de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Airbus. “Para construir este veículo, estamos orgulhosos de trabalhar com a Spirit como um parceiro estratégico que se beneficia de um histórico comprovado neste campo e uma vasta experiência em qualidade de componentes e aeronavegabilidade”.
Com uma presença significativa no Reino Unido, particularmente na Irlanda do Norte e na Escócia, a Spirit AeroSystems é um dos maiores fornecedores mundiais de aeroestruturas e baseia-se em anos de experiência em fabricação de grandes componentes de aeronaves e soluções de arquitetura.
Seu relacionamento de longa data com a Airbus inclui o fornecimento de asas e elementos de asa totalmente integrados para várias aeronaves comerciais da Airbus. Estendendo a colaboração existente entre a Airbus e a Spirit AeroSystems, esta parceria é mais um sinal do compromisso da empresa no Reino Unido.
O CityAirbus NextGen totalmente elétrico é um protótipo eVTOL equipado com asas fixas, cauda em forma de V e oito hélices elétricas como parte de seu sistema de propulsão distribuído.
O projeto está sendo desenvolvido para voar com um alcance operacional de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o perfeitamente adequado para uma variedade de missões.
A Airbus está desenvolvendo uma solução UAM com eVTOLs não apenas para oferecer um novo serviço de mobilidade em áreas urbanas e além delas, mas também como um passo importante em sua busca pela redução de emissões na aviação em toda a sua linha de produtos.
Informações da Airbus