Para dezembro, LATAM planeja retomada de 95% da oferta pré-Covid no Brasil

A LATAM informa que está pronta para a alta temporada no Brasil. Neste mês de dezembro, a companhia tem planejada a retomada de 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK – Assentos Oferecidos vezes Quilômetros Voados) no país em comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). Ao todo, são em média 583 voos domésticos por dia para 49 aeroportos brasileiros (antes da pandemia eram 44).

Líder do mercado brasileiro nos últimos três meses em oferta ASK, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e líder em número bruto de passageiros transportados em novembro, a LATAM afirma que está mais eficiente e, por isso, tem sido capaz de crescer no Brasil.

Em dezembro, inaugurou operações em Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA). Para o primeiro trimestre de 2022, já iniciou as vendas de passagens para Bauru (SP), seu 50º destino, e se prepara para abrir muito em breve as vendas para Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Presidente Prudente (SP) e Sinop (MT). Em paralelo, já estuda outros 10 destinos para inaugurar no restante do ano no país.

Do Brasil para o exterior, a LATAM retoma em dezembro quase metade (49%) da sua oferta internacional de assentos (ASK) em relação a dezembro de 2019, com voos restabelecidos para 19 destinos. No início deste mês, a companhia voltou a voar para Orlando, Milão e Londres e já anunciou que retomará em janeiro de 2022 o voo para Punta del Este.

Os 19 destinos internacionais já retomados pela LATAM a partir do aeroporto de São Paulo/Guarulhos são:

– Santiago (16 voos semanais);

– Lima (12 voos semanais);

– Buenos Aires/Aeroparque (11 voos semanais);

– Buenos Aires/Ezeiza (2 voos semanais);

– Mendoza (3 voos semanais);

– Montevidéu (8 voos semanais);

– Assunção (8 voos semanais);

– Bogotá (5 voos semanais);

– Cidade do México (6 voos semanais);

– Frankfurt (5 voos semanais)

– Paris (5 voos semanais);

– Lisboa (6 voos semanais);

– Madri (5 voos semanais);

– Barcelona (4 voos semanais);

– Milão (3 voos semanais);

– Londres (4 voos semanais);

– Miami (7 voos semanais);

– Nova York (7 voos semanais); e

– Orlando (3 voos semanais).

Além dos voos a partir de Guarulhos, a companhia já reativou a rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago (4 voos semanais).

Em novembro de 2021 (em comparação com novembro de 2019), a LATAM registrou no mercado doméstico brasileiro uma demanda de passageiros (RPK – Passageiros Pagantes vezes Quilômetros Voados) de 88,8% e uma oferta de assentos (ASK) de 89,6%, resultando em uma taxa de ocupação de 83,4%.

Operação global do Grupo LATAM

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 69% da sua oferta total de assentos (ASK) em dezembro de 2021, na comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia). Além disso, prevê operar neste mês quase 1.212 voos diários (domésticos e internacionais) para 129 destinos em 18 países.

Na divisão de cargas, a companhia programou 1.150 voos em aeronaves cargueiras, com um nível médio de utilização 20% superior ao do mesmo mês de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Em novembro de 2021 (na comparação com novembro de 2019), o Grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK) de 62,3% e uma oferta de assentos (ASK) de 62,8%, resultando em uma taxa de ocupação de 82% (redução de 0,6 ponto porcentual).

Já no transporte de cargas, também em comparação com novembro de 2019, registrou uma ocupação de 59,4% (aumento de 2,1 pontos percentuais).

Informações da LATAM

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias