Para economizar no estacionamento, enorme Antonov passa o dia em Confins

Um dos maiores aviões comerciais do mundo, o Antonov An-124 Ruslan, apareceu ontem em Minas Gerais, mas apenas para passar o dia.

O jato criado na era soviética chegou da Europa após fazer paradas em Dacar, no Senegal e em Natal. O curioso é que o jato saiu do Rio Grande do Norte e seguiu para Minas Gerais, mas não para uma escala técnica ou para buscar alguma carga em BH, pelo contrário, foi devido a uma questão de espaço de estacionamento e custos.

O AN-124 pousou às 5h da manhã em BH e partiu às 23h para Guarulhos, onde, ali sim pegará uma carga e seguirá para Santiago do Chile. Assim, a parada no caminho em Confins se deu por conveniência: é mais barato ficar o dia parado em Minas do que São Paulo e não precisaria mobilizar o aeroporto de Guarulhos, muito mais movimentado nesta época do ano.

Pessoas próximas da operação revelaram ao AEROIN que a tripulação precisava descansar por questão de regulamentação trabalhista, e que sim, era possível ter voado para Guarulhos, mas ficar o dia inteiro lá, até a hora de saída da carga, seria bem mais caro do que ficar em Minas. O destino final da aeronave após Guarulhos é Santiago do Chile.

As taxas de estacionamento do maior aeroporto do país são altas, dada a disputa pelo espaço, ainda mais na volta do feriado de Natal e vésperas do Ano Novo.

Com isso, a Volga Dnepr, empresa aérea russa operadora do avião, optou por voar à Belo Horizonte. Em setembro, outro Antonov AN-124 da mesma empresa russa pousou em BH. A hospitalidade mineira parece ter conquistado os russos, que uniram o útil ao agradável.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias