Para evitar a Rússia, novo voo mais longo do mundo é criado

Um novo recorde será quebrado em breve, em um voo que se tornará o mais longo do mundo por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Airbus A350 – Imagem: Cathay Pacific

O feito será realizado pela Cathay Pacific, companhia aérea de bandeira de Hong Kong que, por estar sediada em território chinês, depende muito do espaço aéreo russo para conseguir as rotas mais diretas a várias regiões do planeta.

Muitas das suas rotas sofreram alterações ou foram canceladas, em um impacto direto do banimento de voos que passam pela Rússia com destino a países ocidentais.

Mas mesmo com essas restrições que impactaram suas operações, associadas às severas medidas de contenção da Covid-19 que ainda são impostas pela China e por Hong Kong, a empresa continua buscando reinventar seu negócio, e agora seu voo de Nova Iorque para Hong Kong passará pelo Atlântico, como revelou a Channel News Asia de Singapura.

Com essa nova rota, o Airbus A350-1000 da companhia percorrerá 16.668 quilômetros em 17 horas e 50 minutos, superando em distância a rota da Singapore Airlines de Singapura para também Nova Iorque. Nesta, o A350-900ULR percorre 15.343 quilômetros em 18 horas, um tempo um pouco mair por questões dos ventos de altitude no percurso.

Desde a restrição do voo sobre a Rússia, o trajeto vem sendo feito cruzando o Pacífico, porém, em comunicado à AFP, a companhia afirmou que a opção transatlântica no retorno é mais favorável do que a rota transpacífica usual por causa de “fortes ventos sazonais nesta época do ano”.

Portanto, subentende-se que o novo voo mais longo do mundo será temporário até que a dinâmica dos ventos mude novamente daqui a alguns meses.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Voo da Copa sai da pista e passageiros saem do avião...

0
Um Boeing da Copa acabou saindo da pista nesta noite de domingo, e os passageiros tiveram que sair às pressas descendo pelo motor do avião.