Para fazer história, alça voo pela primeira vez o Airbus A321 XLR

Foto por Dirk Grothe / Aviation Photography

Este dia 15 de junho marcou mais uma ocasião histórica na fábrica da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, com a primeira decolagem do Airbus A321 XLR, aeronave de alcance extra longo (por isso o eXtra Long Range, no acrônimo de seu nome), que promete revolucionar a aviação e fazer a vida da concorrente Boeing um pouco mais difícil.

A aeronave iniciou hoje sua bateria de testes em voo com foco de ser colocado para voar comercialmente em 2024. O A321 XLR tem um corredor e capacidade para 244 passageiros, sendo totalmente construído tendo o A321neo como base, exceto pelo fato de contar com um tanque extra de combustível, que lhe confere essa autonomia extra, podendo chegar a 8.700 km.

Um vídeo da primeira decolagem foi publicado pelo jornalista aeronáutico Andreas Spaeth no Twitter (abaixo, esperar pelo carrergamento).

O primeiro voo, que ainda acontecia no momento em que essa publicação era escrita, tem previsão de durar cinco horas e dá o pontapé-inicial a uma campanha que ainda terá milhares de horas de voos e testes de solo, até que o jato obtenha sua certificação.

Essa variante foi lançada pela Airbus no Paris Air Show de maio de 2019 e não conta com um concorrente de mesma classe. Já vendeu quase 500 unidades para empresas como Middle East Airlines (cliente lançadora), American Airlines, Iberia, Aer Lingus e Air Canada. Embora o primeiro exemplar tenha decolado de Hamburgo, espera-se que, no futuro o A321 XLR seja montado em Toulouse.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias