Para fazer o sistema de ‘sidestick’ que vai controlar o jatinho elétrico, Lilium escolhe a Collins Aerospace

Concepção gráfica da aeronave Lilium Jet – Imagem: Lilium

A Lilium, empresa alemã desenvolvedora do Lilium Jet, primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), informou hoje, 23 de fevereiro, que se juntou à Collins Aerospace para projetar, desenvolver e construir os inceptores da aeronave – o inovador sistema de sidestick que será usado pelo piloto para controlar a aeronave.

A Collins Aerospace é líder em soluções tecnologicamente avançadas e inteligentes para a indústria aeroespacial e de defesa global e uma empresa da Raytheon Technologies.

Os inceptores do Lilium Jet fornecerão qualidades de manuseio seguras e intuitivas, fácil acesso às funcionalidades e um design estético e ergonômico. Para integrar todos os controles de voo mecânicos e elétricos convencionais em dois sidesticks, o sistema Collins Aerospace traz uma nova filosofia de pilotagem para operações de piloto único no segmento eVTOL.

O sistema também será projetado para trazer economia significativa de espaço e peso em comparação com sidesticks convencionais.

Como parte do acordo de fornecedor, a Collins Aerospace, com sua vasta experiência no desenvolvimento e certificação de precursores para jatos comerciais, certificará os precursores do Lilium Jet para os padrões da aviação comercial.

Yves Yemsi, COO da Lilium, disse: “Nossa parceria com a Collins Aerospace nos permite colher os benefícios de cinco décadas de experiência em controles de cabine de comando. A abordagem de desenvolvimento colaborativo de nossas duas empresas nos permite reimaginar a experiência do cockpit e do piloto e fortalece ainda mais nosso caminho em direção à certificação e comercialização”.

Jean-François Chanut, vice-presidente e gerente geral da Collins Aerospace para sistemas movidos a hélice, disse que a vasta experiência em inovação de design de sidestick é fundamental ao enfrentar os desafios de redefinir toda a filosofia de controle de voo para aeronaves monopiloto neste novo mercado de mobilidade aérea regional avançada.

“Esta parceria inovadora e empolgante com a Lilium é um primeiro passo na definição das soluções certas para operações mais automatizadas, sustentáveis e seguras para o futuro dos voos”, afirmou Chanut.

A colaboração da Lilium com a Collins Aerospace dá continuidade à estratégia da Lilium de se associar a fornecedores aeroespaciais de alto nível, estabelecidos para apoiar a certificação e preparar o crescimento industrial.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a