A fabricante de helicópteros Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, anunciou que recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para oferecer uma extensão única de vida para carcaças de caixa de engrenagens principal específicas de seus grandes helicópteros S-92.
Ao aproveitar os dados dos Sistemas de Monitoramento de Saúde e Uso (HUMS) coletados da ampla frota de S-92 – que representa mais de 300 aeronaves e 2,3 milhões de horas de voo – a empresa desenvolveu uma metodologia para determinar com mais precisão o limite de vida útil das peças e ajudar a aliviar os problemas da cadeia de suprimentos que afetam a indústria.
Esse crédito conquistado baseia-se no exame dos dados HUMS para caixas individuais, permitindo a operação contínua além do limite atual de 4.300 horas. Essa extensão é possível graças à metodologia LifePlus da Sikorsky, que determina a vida útil restante dos componentes das peças do helicóptero S-92 com base no uso real da aeronave.
A fabricante destaca que a certificação permitirá que os operadores mantenham as caixas de engrenagens em serviço por mais horas, mitigando o tempo de inatividade e aumentando a prontidão operacional e a disponibilidade da frota. Além disso, o LifePlus continuará como uma abordagem inteligente em várias fases para cálculos de vida útil dos componentes, com certificações da FAA planejadas para 2025 e adiante.
“A certificação da FAA para o crédito de vida útil da carcaça da caixa de engrenagens principal é apenas um dos muitos exemplos do investimento contínuo da Sikorsky na plataforma S-92”, disse Leon Silva, vice-presidente de Sistemas Comerciais e Militares Globais da Sikorsky. “Por mais de uma década, temos investido no LifePlus e estamos entusiasmados em vê-lo se tornar um divisor de águas para a indústria.”
No final de 2023, a FAA aprovou a primeira extensão de vida útil de componente usando a tecnologia LifePlus no cubo do rotor principal do S-92, aumentando o tempo de aposentadoria de 9.000 horas para 15.000 horas ou 45.000 ciclos solo-ar-solo, estendendo a vida útil das peças atuais da frota.
A Sikorsky afirma que está redefinindo, com o LifePlus, a maneira como a indústria pensa sobre a vida útil e a manutenção de componentes, fornecendo aos operadores o suporte necessário para manter seus helicópteros em serviço por mais tempo, ao mesmo tempo em que melhora a segurança e a confiabilidade.
Informações da Lockheed Martin