Início Empresas Aéreas

Para não acharem que apoia a Rússia na guerra, aérea japonesa muda a pintura dos seus aviões

Foto: Zipair via Twitter

A crise diplomática entre a Rússia e a Ucrânia causou grandes mudanças no design dos aviões da empresa aérea japonesa ZIPAIR. Como antecipado há alguns meses, devido às preocupações com possíveis associações e suporte à invasão russa na Ucrânia, foi necessário repintar os aviões da companhia para afastar quaisquer conotações negativas.

O presidente da empresa aérea, Shingo Nishida, explicou que “algumas pessoas podem pensar que a companhia aérea apoia a invasão russa da Ucrânia quando veem o logotipo sem nenhuma explicação”.

Para evitar isso, foi decidido em 2022 que o “Z” na cauda dos aviões seria coberto com adesivos listrados. Enquanto isso, um novo projeto de design estava sendo desenvolvido para tornar a imagem da ZIPAIR mais moderna e totalmente livre de qualquer conexão com a crise.

Como visto na foto acima, a nova pintura inclui o nome da companhia aérea na fuselagem, uma faixa verde ao longo das janelas e uma cauda com listras cinza, preta, branca e verde. A repintura completa dos aviões começou no final de 2022 e o primeiro avião da frota com o novo design foi entregue em março de 2023.

Com estas mudanças, a ZIPAIR espera evitar qualquer associação mal interpretada em relação à invasão russa da Ucrânia que possam prejudicar sua reputação.

A pintura anterior – Imagem: Melv_L – MACASR / CC BY-SA, via Wikimedia
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile