Para não cancelar voos, empresa retira uma dúzia de assentos dos jatos Embraer

A redução do número de assentos utilizáveis nos seus jatos Embraer foi a solução encontrada por uma empresa suíça para não cancelar voos.

Foto por TJDarmstadt

A decisão foi tomada pela aérea regional suíça Helvetic Airways, que possui voos próprios e também presta serviços a outras companhias, como a Swiss Airlines, a principal empresa de bandeira do país europeu. Segundo reportado pelo AeroTelegraph, a Helvetic tem voado como nunca e, apesar do número recorde de comissários, não terá o suficiente para atender a todos os voos em plena capacidade no verão.

E para isso está restringindo a capacidade dos seus voos com os jatos Embraer E190-E1, que tradicionalmente levam até 112 passageiros na empresa, mas agora poderão levar apenas uma centena. O motivo é simples: Por legislação local, o número mínimo de comissários a bordo é definido como um tripulante a cada 50 passageiros. Com no máximo 100 viajantes, o número mandatório passa de três para dois comissários exigidos.

Este recurso já foi usado no Brasil durante o surto de coronavírus no início do ano. A regra determina desta maneira a fim de manter a coordenação e tempo necessários para uma evacuação eficiente no caso de uma emergência.

A Helvetic hoje tem uma frota 100% brasileira, com jatos E190-E1 de primeira geração, e os mais novos E190-E2 e E195-E2 de segunda geração. A prinícipio, a redução afeta apenas os mais velhos E190-E1, que são apenas quatro na frota da empresa.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias