Para não estragar os aviões de passageiros, KLM estreia solução especial nos assentos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Divulgação / KLM

O ano 2020 foi um período sem precedentes para a indústria da aviação e adaptação tem sido o nome do jogo desde o que a pandemia da Covid-19 começou. Assim como muitas empresas, a KLM respondeu à nova realidade operando voos “Cargo in Cabin” (CIC), ou Carga na Cabine, transportando artigos de emergência médica e material de EPI em assentos protegidos com lonas e tiras de plástico.

Inicialmente, estes voos (mais de 150 até agora) foram operados nos três Boeings 747 Combi restantes da companhia aérea. Mas essas aeronaves foram retiradas da frota azul royal e os Boeings 777 assumiram a missão.

E como eles também estão totalmente operacionais para voos de passageiros, a segurança de voo é uma grande preocupação. As caixas devem ser carregadas na cabine de passageiros com enorme cuidado para não danificar o interior, os assentos e os sistemas de entretenimento, por exemplo.

Assim, a KLM Cargo anuncia que fez parceria com seu fornecedor de equipamentos de carga de longa data, Trip & Co, para projetar um produto amigável de qualidade, e fácil de instalar e remover). Baseando seu projeto na experiência de Cargo in Cabin adquirida pela KLM, a Trip & Co produziu a CSB – Cargo Seat Bag, ou Bolsa de Carga de Assento, feita sob medida.

Imagem: Divulgação / KLM

Trabalhando com a equipe de projeto Cargo in Cabin da KLM, a Trip & Co ajustou a CSB e adaptou-a às necessidades específicas da KLM e o produto foi submetido à
Autoridade de Aviação Civil Holandesa (IL&T) para aprovação e autorização nos termos do art. 71 (1) do Regulamento (UE) 2018/1139 (EASA).

Segundo a companhia, as bolsas não só protegem o interior, mas também dobram a capacidade de carga nos assentos, reduzindo esforço físico durante o manuseio e evitar resíduos de plástico.

A KLM recebeu o primeiro conjunto de 172 Cargo Seat Bag (versões de assento único, assento duplo e assento triplo) em 8 de abril e realizou seu primeiro voo operacional em 13 de abril, transportando cerca de 950 caixas (10 toneladas) de medicamentos artigos de emergência e kits de teste Covid-19 de Xangai, na China, para Amsterdã, sua base na Holanda.

Essa operação “just-in-time” atende à necessidade de capacidade de carga extra para equipamentos médicos (incluindo EPIs e vacinas).

Ton Veltman, Gerente de Projeto da KLM Cargo in Cabin comenta que continua sendo extremamente inspirador fazer parte da equipe que trabalha com Cargo in Cabin na companhia.

“Estamos ativos há mais de um ano, com envolvimento de toda a KLM e incluindo nosso parceiro Trip & Co. Ao dobrar a capacidade CIC em nossos 777s, agora temos capacidade semelhante ao que tínhamos em nossos 747s. Estou orgulhoso de muitos colegas da KLM que fizeram essa inovação acontecer e do produto inteligente e excepcional que desenvolvemos e entregamos com eles e a Trip & Co. Este é um exemplo de criatividade e perseverança que serão a chave nos próximos anos.”, comemora Ton.

Os sacos de assento de carga estão disponíveis em três versões, ou seja, assento único, assento duplo e assento triplo, e podem ser usados nas aeronaves Boeing 777-200/300, Boeing 787-10 e Airbus A330-200 da frota da KLM.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias