Início Controle de Espaço Aéreo

Para saber lidar com a fadiga de controladores de tráfego aéreo, FAA avança com mais uma medida

Imagem: carlosyudica, via Depositphotos

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) informa que encarregou um painel de especialistas em fadiga de identificar novas formas de lidar com a fadiga dos controladores de tráfego aéreo.

A ação é uma continuidade no trabalho da agência reguladora estadunidense em busca de melhorar a segurança da aviação.

O painel de três membros examinará como a ciência mais recente sobre necessidades de sono e considerações sobre fadiga poderia ser aplicada aos requisitos e escala de trabalho do controlador. O painel identificará possíveis maneiras pelas quais a FAA poderia lidar melhor com a fadiga do controlador.

Mark Rosekind, profissional de segurança e sono/fadiga e ex-membro do Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos Estados Undos (NTSB – National Transportation Safety Board), presidirá o painel.

Os outros dois membros são: Charles Czeisler, médico chefe e sênior da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos dos Departamentos de Medicina e Neurologia do Brigham and Women’s Hospital; e Erin Flynn-Evans, chefe do Laboratório de Contramedidas de Fadiga do Centro de Pesquisa Ames da NASA.

Como parte de seu trabalho, os especialistas revisarão pesquisas anteriores sobre fadiga de controladores. O painel começará seu trabalho no início de janeiro e apresentará um relatório final à FAA cerca de seis semanas depois.

Sair da versão mobile