Para salvar o Galeão, Rio de Janeiro planeja serviço aquático até o Santos Dumont

Imagem: Divulgação / RIOgaleão

O Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Sávio Neves, anunciou que o estado está preparando uma ligação de transporte aquaviário entre Galeão e Santos Dumont.

O anúncio foi durante o seminário “Turismo e Entretenimento”, realizado pelos Conselhos Empresariais de Jovens e Turismo da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) no dia 5 de maio.

“A ligação aquaviária, que já existe, inclusive com piers, será feita entre os dois aeroportos. A proposta é Cocotá, estação das barcas na Ilha do Governador, virar Galeão e a Praça XV virar Santos Dumont. Estamos no estudo preliminar para a partir daí transformar em projeto, ver a parte legal e depois a concessão dessa linha. Acho que até o fim do ano temos esse ciclo montado”, ressaltou o secretário, destacando que essa iniciativa dará mais conforto aos passageiros no deslocamento de 20 minutos entre os dois destinos.

Estação Cocotá, na Ilha do Governador – Imagem: Google Maps
Estação Praça XV, no Centro – Imagem: Google Maps
Vista ampliada com os dois pontos destacados – Imagem: Google Maps

O objetivo é garantir que o Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, continue sendo viável às companhias que realizam voos internacionais, já que a perspectiva é que a concessão do Santos Dumont resultará em maior transferência de voos para o terminal central da capital.

Com a redução de voos no Galeão, sua conectividade ficará prejudicada, inviabilizando muitas das operações internacionais, que dependem de uma boa malha aérea para captação e distribuição de passageiros.

A ligação aquática serviria para reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros entre o Centro e o Galeão, o que solucionaria o problema do longo tempo do transporte terrestre entre os mesmos pontos.

“Os dois aeroportos ficam na beira da Baía de Guanabara. Os passageiros vão pegar o barco e vão comunicar onde estarão hospedados para receber suas bagagens diretamente no hotel”, comentou Neves em entrevista após o anúncio no evento.

Com informações da ACRJ

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto São Paulo Catarina teve movimento 66,9% maior no 1º trimestre...

0
A JHSF Participações S.A, empresa voltada ao setor de alta renda, anuncia hoje as prévias operacionais do 1º trimestre de 2024 para os seus