Para voar sob o clima perigoso do gelado Alasca, FAA ativa rotas guiadas por GPS

Aeroporto de Anchorage – Imagem: Joseph, CC BY-SA 2.0, via Flickr

Para que os pilotos naveguem em rotas de voos diretos em altitudes mais baixas, a fim de evitar condições de gelo no Alasca, a Administração Federal de Aviação (FAA) está publicando 54 rotas guiadas por GPS no estado americano. As 30 rotas de terminais novas e as 24 alteradas, conhecidas como rotas T, fazem parte da Iniciativa de Segurança da Aviação do Alasca da FAA. 

Voar no Alasca é diferente de qualquer outro lugar nos Estados Unidos”, disse o administrador em exercício da FAA, Billy Nolen. “As rotas T fornecerão aos pilotos opções adicionais para completar suas missões com segurança neste ambiente desafiador e único.

Os pilotos usam rotas T para navegar ao longo de pontos específicos enquanto voam sob regras de voo por instrumentos (IFR) usando equipamentos aprovados do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Até o momento, 13 rotas foram ativadas; outras 20 devem ser lançadas em novembro e dezembro, e o restante em 2023. 

A FAA lançou a Iniciativa de Segurança da Aviação do Alasca em outubro de 2020. A agência emitiu 11 recomendações em outubro passado sobre como aumentar a segurança da aviação no local após um exame abrangente de um ano de questões de segurança específicas do estado americano, onde mais de 80% das comunidades são acessíveis apenas por ar. O desenvolvimento de T-Routes foi incluído nessas recomendações.

Informações da FAA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias