Para voos de teste do supersônico Overture, Boom assina acordo para mais 5 milhões de litros de SAF ao ano

Concepção gráfica do Overture da United – Imagem: Boom Supersonic

A fabricante aeronáutica norte-americana Boom Supersonic, que desenvolve o avião supersônico de transporte de passageiros Overture, continua a trabalhar em direção ao seu compromisso de saldo líquido zero de emissões de carbono.

A Boom anunciou mais um acordo de compra de combustível sustentável de aviação (SAF), dessa vez com a Dimensional Energy, uma empresa especializada em tecnologia de produção de combustíveis neutros em carbono por meio da reciclagem de dióxido de carbono, no processo de conversão chamado de energia-para-líquido (power-to-liquid).

Até 5 milhões de galões de SAF da Dimensional serão comprados pela Boom anualmente para ajudar a alimentar o programa de teste de voo do Overture. O avião supersônico voará a velocidades duas vezes mais rápidas que os jatos comerciais de hoje, com motores alimentados por 100% de SAF.

A parceria com a Dimensional Energy é o mais recente marco no caminho da Boom para um voo supersônico sustentável. O Relatório de Sustentabilidade Ambiental de 2021 da Boom descreve o progresso significativo já feito – notavelmente, a Boom alcançou a neutralidade de carbono por meio de iniciativas de redução e créditos de carbono de alta qualidade em 2021.

Quando combinado com o outro contrato de compra de combustível sustentável da Boom com a AIR COMPANY, um total de 10 milhões de galões anuais de SAF estão garantidos para o programa Overture. Além disso, a fabricante destaca que compromissos como esse estão ajudando a acelerar a escala de produção de SAF e a apoiar um futuro supersônico sustentável das viagens.

Nesse sentido, a Boom também tem parceria com a United Airlines, que será uma das empresas aérea a usar o Overture e se comprometeu a ajudar no avanço da indústria SAF. Em 2022, a United anunciou seu próprio acordo para comprar pelo menos 300 milhões de galões de SAF da Dimensional Energy ao longo de 20 anos.

O processo da Dimensional Energy

A Dimensional Energy criou uma plataforma de utilização de carbono composta por catalisadores, reatores e tecnologias de sistemas mecânicos proprietários para produzir combustíveis líquidos e outros produtos de hidrocarbonetos a partir de dióxido de carbono, água e energia renovável.

O processo começa com a produção de gás de síntese (syngas) no reator, que combina hidrogênio verde derivado da água eletrolisada e dióxido de carbono proveniente de locais industriais e da atmosfera, o qual o catalisador transforma em monóxido de carbono.

Do reator, o gás de síntese (hidrogênio e monóxido de carbono) é comprimido e flui em uma proporção perfeita para um reator Fischer-Tropsch de gás para líquido (GTL).

Dentro do reator Fischer-Tropsch, o gás de síntese flui, em alta pressão e temperatura, através de um segundo catalisador patenteado, e a molécula de oxigênio restante é removida do monóxido de carbono, deixando espaço para que as moléculas de hidrogênio e carbono se juntem e se tornem líquidos Tropsch leves (LFTL) e pesados (HFTL).

Esses líquidos Tropsch (FT) são então quebrados e isomerizados para produzir combustível de aviação sustentável e outros produtos de hidrocarbonetos valiosos.

Com isso, enquanto muitas outras empresas fabricam SAF com novas matérias-primas, como biomassa, resíduos sólidos urbanos e gorduras e óleos residuais, a Dimensional Energy adota uma abordagem única ao usar dióxido de carbono como matéria-prima – uma fonte teoricamente ilimitada para todo o carbono de que a economia depende.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias