Início Aviação Militar

Paraquedas não abre e ajuda humanitária lançada por aviões em Gaza mata 5 pessoas

USAF Photo by Staff Sgt. Jasmonet Holmes

Durante um recente lançamento de ajuda humanitária por aviões dos EUA e aliados, um dos paraquedas não abriu e acabou causando um acidente.

Desde o agravamento da guerra entre Israel e Hamas, países têm lançado ajuda humanitária na região para evitar exposição das suas tropas ao conflito, além de ser uma ajuda menos burocrática, que independe da autorização do Egito ou de Israel.

Em todos os lançamentos anteriores (vídeo acima), feitos pelo Egito, França, Jordânia e EUA, foram utilizadas aeronaves C-130 Hércules, que abrem a porta de carga e lançam em pallets a ajuda humanitária, com a abertura automática do paraquedas por um sistema de cordas na saída da aeronave.

Nesta sexta-feira, a USAF, a Força Aérea Americana, coordenou um novo lançamento com outros países, sendo a novidade desta vez o uso de aviões Boeing C-17 Globemaster III, que são de capacidade muito maior que o Hércules.

No entanto, o paraquedas de um dos pallets lançados não abriu e caiu de uma vez até o chão, atingindo 16 pessoas que esperavam pelos alimentos lançados. Destas, 11 ficaram feridas e ao menos 5 morreram, segundo foi informado inicialmente pelo Ministério da Saúde do grupo terrorista Hamas, e confirmados por fontes independentes da CBS News.

O acidente aconteceu às 11h30 da manhã desta sexta na hora local, e o lançamento da ajuda foi feita próxima ao campo de refugiados de Al-Shati, na parte norte de Gaza. O Comando Central dos EUA, responsável por todas as missões militares americanas na área, limitou apenas a informar que os lançamentos foram feitos por C-130 Hércules e totalizaram 11.500 refeições.

Posteriormente o Comando informou que estava ciente das fatalidades e que não foram causadas por seus militares. Pessoas próximas da operação apontam que o C-17 que fez os lançamentos não era da USAF, e sim dos Emirados Árabes Unidos, mas esta informação não foi confirmada por nenhuma autoridade.

O Presidente Biden informou ontem no Discurso do Estado da União que os militares americanos irão construir um píer em Gaza para entrada de ajuda humanitária. Esta missão será conduzida pela 7ª Brigada Expedicionária de Transporte do Exército Americano, com apoio da Marinha.

Sair da versão mobile