
Ao longo desta semana, o secretário de Obras e Infraestrutura de Parintins, Albano Albuquerque, esteve no aeroporto Júlio Belém para acompanhar as ações de reformas, ajustes e ampliações.
A compra de novos equipamentos, adequações estruturais, capacitação profissional e demais atividades estão sendo realizadas para melhorar ainda mais a qualidade da prestação dos serviços aeroportuários.
A visita técnica contou com a participação do diretor do aeródromo, Jean Jorge, e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. O objetivo é preparar o aeroporto para receber novos voos a jato e aumentar a segurança e o conforto da população, conforme informou a prefeitura do município.
Segundo Albano Albuquerque, os trabalhos estão sendo realizados desde o início de janeiro, incluindo melhorias na pista operacional, limpeza e demais atividades na área externa do local. “Visitamos algumas áreas que necessitam de melhorias para aprimorar o atendimento e garantir a satisfação dentro do aeroporto”, informa Albano.
Ações e Investimentos
Atendendo a solicitações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Prefeitura de Parintins está investindo em equipamentos, logística e tecnologias que qualificarão os serviços e proporcionarão ainda mais segurança e conforto aos passageiros e funcionários.
Para auxiliar na navegação aérea, foi adquirida uma biruta nova, que recebeu pintura de identificação para facilitar a visualização e identificação. Na pista de pouso e decolagem (PPD), foram realizadas manutenções com materiais apropriados, bem como correções no sistema de iluminação, para garantir que as aeronaves recebam luz de duas ou mais direções.
A Prefeitura de Parintins também está realizando manutenção nas áreas verdes inseridas na área operacional: foram feitos serviços com trator e roçadeira na faixa de pista, além da limpeza das valas de drenagem, sendo retirados os restos dos materiais.
O prefeito Mateus fez a solicitação para a ativação permanente do sistema de auxílio de navegação aérea (VASIS) do Aeroporto de Parintins ao CINDACTA IV, que submeteu o pedido ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A resposta foi positiva, o que proporcionará ainda mais segurança às operações aéreas.
“Estamos modernizando e investindo em novas tecnologias para garantir maior segurança no Aeroporto Júlio Belém. A direção do aeródromo, a secretaria de obras e toda a estrutura necessária da Prefeitura de Parintins estão intensamente voltadas para proporcionar maior qualidade às operações aéreas, pois entendemos a importância desta porta de entrada do município, que contribui muito para nossa economia”, justifica o prefeito Mateus Assayag.
Leia mais: