Início Acidentes e Incidentes Parte da asa termina no chão após contato de dois aviões da...

Parte da asa termina no chão após contato de dois aviões da mesma empresa

A ponta da asa, ou “sharklet”, caída no pátio

Na noite do último sábado, dia 27 de novembro, duas aeronaves Airbus da mesma empresa aérea foram danificadas no aeroporto de Noi Bai, em Hanoi, no Vietnã, tendo uma delas terminado com uma das pontas de asa (“sharklet”) completamente partida.

Segundo o portal vietnamina Tuoi Tre, o Diretor da Administração da Aviação Civil do Vietnã, Dinh Viet Thang, confirmou que houve a colisão entre dois aviões da companhia Vietjet no aeroporto de Noi Bai logo após as 18h00 do sábado.

De acordo com Thang, a colisão ocorreu quando uma aeronave Airbus A321, que voou de Da Lat para Hanói, chegava em sua posição no pátio para o desembarque. A ponta da asa colidiu com a ponta da asa de outro Airbus A321 da companhia já estacionado no pátio.

A imagem a seguir mostra a última posição da aeronave captada pelas plataformas de rastreamento online de voos:

Imagem: FlightRadar24

Um representante da Vietjet disse que os dois aviões envolvidos foram os de matrículas VN-A544, que pousou às 18h09, e VN-A636, e que a colisão não feriu nenhum dos 120 passageiros e 7 membros da tripulação que estavam a bordo do voo que chegava.

Após a colisão, os dois Airbus A321 foram suspensos de serviço para avaliar a condição técnica e servir ao processo de investigação das autoridades aeronáuticas, que logo registraram o incidente e iniciaram a avaliação. Não havia registro de decolagem de nenhum dos dois jatos até a publicação desta matéria, mais de 48 horas após a colisão.

A tripulação e o pessoal relacionado à ocorrência também foram suspensos para investigação.

Sair da versão mobile