Início Vídeos Partida dos 4 motores e decolagem do avião An-12 de 1966 em...

Partida dos 4 motores e decolagem do avião An-12 de 1966 em Manaus são gravadas em bonito vídeo

O AN-12 acionando o motor nº 4, em cena de um dos vídeos que você assiste abaixo

Como havíamos acompanhado na semana passada, uma incomum aeronave Antonov AN-12 de uma empresa ucraniana passaria por Manaus (AM) durante uma parada técnica em seu deslocamento até o Rio de Janeiro.

O modelo que remonta à era soviética, equipado com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M que geram um ruído inconfundível e reconhecido a quilômetros de distância, traria ao Brasil equipamentos para a indústria de óleo e gás no Rio.

Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov. Nesta operação ao Brasil, a operadora era a Ukraine Air Alliance, do mesmo país onde também fica a fabricante do modelo AN-12 – a Ucrânia.

E como era de se esperar, os apaixonados por aviação colocaram-se de prontidão para ver e registrar o notável avião soviético em fotos e em vídeos, conforme você poderá assistir nos vídeos abaixo nesta matéria.

A aeronave alocada para o serviço foi a registrada sob a matrícula UR-CGV, fabricada em 1966, portanto, com 55 anos desde a entrada em operação. No voo UKL-5052, o quadrimotor partiu de Houston, nos EUA, na quarta-feira, 24, e fez paradas em Kingston, na Jamaica, e em Port of Spain, em Trinidad e Tobago, até chegar ao Brasil na quinta-feira, 25, pousando no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense.

Cena do vídeo abaixo

Após a parada em Manaus, o canal “Plane Spotting Manaus HD” do YouTube registrou, nas lindas imagens a seguir, o procedimento de acionamento dos quatro motores, seguido do taxiamento e da decolagem do clássico Antonov AN-12:

Depois da decolagem no Amazonas, o avião ainda fez mais uma escala em Brasília (DF) antes de finalmente voar até seu destino, o Aeroporto do Galeão, no Rio. Lá, o canal “Aviation TV” do YouTube também captou em vídeo sua chegada, através da câmera ao vivo que acompanha toda a movimentação do local. Veja o momento do pouso:

Após entregar o pesado carregamento no Brasil, sem carga a bordo o Antonov deslocou-se direto do Rio de Janeiro até Port of Spain no voo UKL-5053. Até a publicação desta matéria, não havia nova programação de voo no Brasil aprovada para a Ukraine Air Alliance.

Imagem: Ukraine Air Alliance

Sair da versão mobile