Um voo da Azul Linhas Aéreas acabou atrasando ontem (29), na Bahia, após uma passageira abrir uma das saídas de emergência da aeronave.
O caso aconteceu na recém-inaugurada rota entre Guanambi e Belo Horizonte (Confins), operada pelo turboélice ATR 72-600 da Azul. Segundo o leitor Cléber do Ramalho e o portal Agência Sertão, uma das passageiras acionou a saída de emergência e tentou sair da aeronave antes da partida.
Com isso, a janela de saída de emergência ficou fora do seu lugar e não operacional, sendo necessária uma ação corretiva por parte do time de manutenção da Azul.
Por causa disso, o voo acabou atrasando 1 hora e 30 minutos na sua partida, como mostram os dados do aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24, já que os passageiros tiveram que ser desembarcados e também foram necessários testes para assegurar que a janela de emergência estaria apta para uso (caso necessário e numa situação real de emergência), após a manutenção feita.
Não foi esclarecido se a passageira que causou este problema prosseguiu no voo para Belo Horizonte.
A Azul enviou a seguinte nota à imprensa, lamentando o ocorrido:
“A Azul informa que durante o procedimento de embarque do voo AD4137 (Guanambi-Belo Horizonte), na tarde de ontem (29), um Cliente abriu uma das janelas de saída de emergência da aeronave ainda em solo. Em função disso, todos os Clientes precisaram ser desembarcados e a aeronave foi disponibilizada para a manutenção. Após cerca de uma hora, o avião foi liberado e o voo seguiu normalmente até o destino final. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos causados e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.
Casos de passageiros irritados/descontrolados que abrem a saída de emergência para sair do avião em solo se tornarem frequentes na pandemia do Coronavírus: