Passageira acusa comissários de voo de humilhação após quererem saber o motivo dela usar o banheiro

Airbus A320 da JetBlue Airways – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Comissários de bordo da JetBlue Airways estão sendo acusados de supostamente humilhar e envergonhar uma passageira que quis usar o banheiro da aeronave após embarcar em um voo que estava atrasado.

A mulher escreveu sua denúncia no popular fórum de discussão de passageiros FlyerTalk, explicando como um comissário de bordo inicialmente a impediu de usar o banheiro, alegando que a descarga não funcionava, antes de exigir saber por que ela precisava usar o toalete.

Conforme detalha o site Paddle Your Own Kanoo, especialista em notícias e assuntos relacionados a tripulação de cabine, o comissário de bordo pareceu irritado porque a passageira não usou o banheiro do aeroporto enquanto esperava para embarcar, considerando que o voo estava 3 horas atrasado.

Segundo ela, o profissional teria sido invasivo ao indagar à passageira por três vezes, exigindo que ela falasse o motivo de querer ir ao banheiro. Diante da pressão, a mulher cedeu e admitiu que estava menstruada. “Ele parecia enojado e disse que eu não precisava dizer tudo aquilo”, escreveu a mulher.

Eu concordei que não deveria ter dito isso, mas me senti forçada a discutir esse assunto particular porque me perguntou repetidamente enquanto ele bloqueava meu caminho para o banheiro”, explicou ela.

Mais tarde, a mulher foi usar o banheiro pela segunda vez e se deparou com o mesmo comissário nas proximidades. Ela diz que o desafiou por causa de seu questionamento “inapropriado”, mas ele supostamente se tornou hostil e alegou que ele o estava “importunando”.

Nesse momento, me assustei e entrei no banheiro”, lembra a mulher. “Quando saí, uma comissária de bordo estava lá e começou a me perguntar por que eu estava importunando o comissário”.

Esperando que ela fosse mais compreensiva e o ajudasse a entender por que aquela linha de questionamento e sua reação eram tão inapropriadas, comecei a contar a ela toda a história”, continuou a mulher., “Quando cheguei à parte do período menstrual, ela parecia enojada e disse: Você realmente não precisava dizer isso a ele. Você não achou que isso o deixaria desconfortável?

Sentindo-se humilhada, a passageira foi informada de que seria denunciada ao comandante por importunar os comissários de bordo. Para evitar causar uma cena, a mulher diz que se sentou, mas foi recebida por agentes no portão assim que o avião pousou – e, nesse momento, percebeu que o nome da comissária de bordo fornecido a ela durante o voo era falso.

A JetBlue não respondeu imediatamente a um pedido de comentário e não foi possível identificar em qual voo e rota o caso ocorreu.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias