Passageira com deficiência se recusa a pagar por item faltante e se arrasta no corredor do avião

Foto: Masakatsu Ukon, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma passageira com deficiência está reclamando que uma companhia aérea tentou fazê-la pagar por uma cadeira de rodas adaptada para caber no espaço de um assento aeronave. Depois que se recusou, Natalie Curtis se viu forçada a se arrastar pelo corredor do avião da australiana Jetstar até alcançar a saída.

O incidente aconteceu depois que a jovem voou de sua casa na Austrália para Bangkok via Brisbane e Cingapura. Nos primeiros voos, não houve problemas, e Natalie recebeu assistência especial da companhia aérea, como esperava. Mas em sua chegada em Bangkok, a cadeira de rodas do corredor (que é projetada para caber no corredor estreito de uma aeronave) não estava disponível. 

Em vez disso, Natalie alegou que a equipe da companhia aérea disse a ela que eles só forneceriam a cadeira do corredor se ela pagasse para usá-la. A matéria da TV australiana está logo abaixo (esperar pelo carregamento).

Natalie nasceu com Spina Bifida, um defeito de nascença no qual a espinha dorsal do bebê não se forma adequadamente ao nascer. Como resultado, Natalie usa uma cadeira de rodas para se locomover e não andar pelo corredor de uma aeronave como a maioria dos passageiros.

Em vez de pagar a taxa para usar a cadeira do corredor, Natalie decidiu se arrastar cerca de quatro metros até a frente da aeronave, onde sua própria cadeira de rodas estava esperando. Natalie descreveu a experiência como “humilhante”.

A Jetstar pediu desculpas a Natalie e ofereceu a ela um reembolso e uma compensação adicional, mas a companhia aérea nega que a equipe tenha pedido que ela pagasse para usar a cadeira do corredor. Em um comunicado fornecido ao Seven News da Austrália, um porta-voz da companhia aérea disse que “uma falha de comunicação resultou no atraso de uma cadeira do corredor sendo disponibilizada no portão na chegada, mas que em nenhum momento uma cadeira de corredor foi retida devido a um pedido de pagamento”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias