Passageira fica gravemente ferida após cigarro eletrônico pegar fogo na hora do pouso

Eric Salard, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Duas semanas atrás, um incidente grave marcou o voo AF-9421, da Air France, entre Málaga (Espanha) e Paris (França), quando uma passageira ficou gravemente ferida depois que um cigarro eletrônico pegou fogo no momento em que a aeronave fazia a aproximação final para pouso no aeroporto Charles de Gaulle.

O incidente, registrado em 2 de novembro, está sendo investigado pelo Bureau d’Enquêtes et d’analyses (BEA) francês. A ocorrência foi registrada a bordo da aeronave Airbus A320 de matrícula F-HEPJ.

Segundo um relato preliminar levantado pelo The Aviation Herald e mídias francesas, a tripulação de cabine respondeu imediatamente a um princípio de incêndio a bordo usando uma bolsa especial à prova de fogo para conter o dispositivo de cigarro eletrônico. O BEA informou, no entanto, que uma pessoa sofreu ferimentos graves como resultado das chamas.

Não é de hoje que cigarros eletrônicos levantam preocupação para a indústria da aviação, em especial para grupos que debatem sobre a segurança dos voos comerciais. O principal motivo para isso reside no fato dos dispositivos serem alimentados por baterias de lítio que podem ser particularmente difíceis de apagar se pegarem fogo.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e outros reguladores proíbem os passageiros de levar cigarros eletrônicos em suas bagagens despachadas devido ao risco de incêndio no porão das aeronaves, que poderiam resultar em uma condição catastrófica.

Essa, no entanto, não é uma condição específica dos cigarros eletrônicos, já que uma infinidade de outros dispositivos também são alimentados baterias de lítio, incluindo celulares. Em ocasiões anteriores, aviões já precisaram desviar ou ser evacuados por fogo resultante desses aparelhos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com o VOE MT, Azul e GOL têm redução do ICMS...

0
A Agência Nacional de Aviação (ANAC) autorizou o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, a operar rotas para o exterior.