Passageira leva cavalo para viajar na primeira classe de voo da American Airlines

Enquanto o Departamento de Transportes (DOT) dos EUA considera mudanças radicais que permitiriam às companhias aéreas proibir animais de apoio emocional e limitar animais de serviço a apenas cães, um cavalo em miniatura viajou pelo país em primeira classe na American Airlines.

Esse fato não é inédito, embora seja mais comum ver mini-cavalos como animais de apoio emocional e não como animais de serviço. No entanto, o assunto gerou polêmica justamente pelo debate proposto pelo DOT. Será que pequenos cavalos não podem ser tão bons como cães no serviço a deficientes?

Imagem: Facebook, Fred-Mini Service Horse

Ronica Froese e seu cavalo “Fred” voaram de Grand Rapids, Michigan para Ontário, Califórnia via Dallas-Fort Worth em um avião da American Airlines. Fred não é um animal de apoio emocional, mas um animal de serviço treinado. A viagem de ida ocorreu em 7 de fevereiro e o retorno em 14 de fevereiro.

Froese dirige uma organização sem fins lucrativos chamada “Little Horses, Big Smiles” que treina cavalos para serem animais de serviço. Como você poderá ver no vídeo mais adiante nessa matéria, Fred é um animal de serviço, treinado para atender a vários tipos de comandos e que reage muito bem.

Era sua primeira viagem de avião, a qual serviria para acostumá-lo com o ambiente de um voo, para o caso de uma situação futura. Como esperado, no avião ele ficou quietinho todo o tempo e não incomodou ninguém. Segundo a dona, há quem diga que ele obedece melhor do que muitos cachorros.

Fred também voou na primeira classe e não invadiu o espaço de outra pessoa, porque Froese comprou dois assentos.

Fox News debocha sem conhecer a causa

Apesar da nobre causa, os âncoras da Fox News trataram o assunto com deboche e notadamente ofenderam à Froese, inclusive criticando as roupas que Fred vestia. Froese não gostou da maneira como a Fox News cobriu sua primeira viagem e postou assim no Facebook de Fred:

“Este é o mundo em que vivemos. Eu dei a eles [à Fox News] um romance de informações e é assim que somos informados. Essas âncoras são completas idiotas e me devem um pedido de desculpas. Não, eu não sou uma vítima e não tenho um animal de serviço falso. Eles devem um pedido de desculpas às pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Além disso, eu disse à senhora da mídia que me contatou por que Fred usava aquela roupa # fakenews

Para quem quiser assistir aos comentários dos âncoras da Fox, basta acessar nesse link. Abaixo, uma matéria séria sobre a viagem de Fred (espere o vídeo carregar):

Honestamente, a história de Fred é sensacional. Os voos foram feitos como parte da preparação do animal para servir a outras pessoas e só comprovou o quanto ele é treinado. Ele ficou quietinho, não incomodou ninguém a bordo e, embora novos regulamentos possam impedi-lo de voar no futuro, é mais provável um ser humano causar confusão a bordo do que um animal treinado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.