Passageira leva pano do Cebolinha com algo ilegal; veja apreensões em aeroportos na semana

A Polícia Federal (PF) relatou uma série de apreensões de entorpecentes nos aeroportos brasileiros, nos últimos dias. Os casos indicados pela autoridade dão conta de uma grande quantidade de drogas de vários tipos, encontradas nas bagagens de passageiros brasileiros e estrangeiros, que agora terão que enfrentar um processo criminal.

Pano do Cebolinha

Na noite de quarta-feira (15), uma viajante estrangeira de 34 anos foi capturada no aeroporto internacional de Recife com mais de 23 quilos de cocaína embrulhados juntos de 32 panos de mesa com estampas diversas, incluindo uma do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica.

Os policiais federais identificaram cocaína na mala da viajante cabo-verdiana após exposição ao aparelho de raios-X. Ao ser aberta a bagagem, na presença de sua proprietária, foram encontrados os pacotes com a droga. A presa foi autuada pela prática do tráfico de drogas. Além da cocaína, também foi apreendido um aparelho celular.

Canil faz as vezes

Na manhã da mesma quinta-feira, a Polícia Federal, em conjunto com o Canil da Polícia Militar, prendeu em flagrante uma brasileira de 40 anos de idade que transportava 21 kg de Cocaína e 3kg de Maconha. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Ponta Porã/MS.

Durante fiscalização de rotina, a mulher se mostrou nervosa e evadiu-se do local de check-in ao avistar a equipe policial. Ao ser abordada, já dentro de um táxi na área externa, confessou que iria levar a droga para São Paulo. A mulher foi conduzida à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã/MS e poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Tia da Limpeza

Na terça-feira (13/9), em ações distintas, a PF prendeu uma mulher por furtar equipamento eletrônico e outra por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo.

Funcionários que atuam no controle de acesso às áreas restritas do aeroporto, ao fiscalizarem os pertences de uma funcionária que trabalha na limpeza de aeronaves, encontraram uma câmera fotográfica em sua mochila. A mulher foi questionada, em razão de que tal equipamento não é de acesso permitido e também sobre quem havia autorizado sua inserção. A suspeita confessou que havia furtado o equipamento de uma aeronave na qual estava realizando limpeza. Ela foi conduzida à PF e presa por crime de furto.

Em outra ação, policiais federais que atuam com o auxílio de cães farejadores, prenderam uma mulher, nacional da Costa Rica, de 69 anos de idade, que pretendia embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, levando, ocultos dentro dos forros de três capas para assentos automotivos, mais de um quilo de cocaína.

As presas foram apresentadas à Justiça Federal.

Não chores por mim

Na quarta-feira (14/9), em Guarulhos, uma passageira de voo internacional foi pega com droga oculta nas estruturas de suas malas. Policiais federais, que atuam com o auxílio de cães farejadores, em fiscalização de rotina, abordaram uma passageira, que pretendia embarcar em voo para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A passageira, nacional da Argentina, de 28 anos de idade, foi conduzida à PF e recebeu voz de prisão após os peritos federais retirarem, das estruturas das malas suspeitas, quase dois quilos de cocaína. O destino final da viagem da passageira era a cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.

A presa será apresentada à Justiça Federal onde poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

40 Kg de pó

A Polícia Federal apreendeu, entre os dias 9 e 11/9, no Aeroporto Internacional de São Paulo, quase 40 Kg de drogas com passageiros que embarcariam para a África, Europa, Índia e Rio de Janeiro.

Em uma primeira ocorrência, os policiais federais, atuando com o auxílio de cães farejadores, apreenderam nove quilos de cocaína, ocultos dentro de produtos e utensílios, com uma mulher, nacional da Namíbia, que pretendia embarcar para Luanda, na Angola.

Em outra ação, a mesma equipe de policiais localizou um fundo falso na bagagem de um passageiro, nacional do Suriname, que pretendia embarcar para Goa, na Índia, ocultando dois quilos também de cocaína.

Já no setor de controle migratório, dois homens, nacionais do Bangladesh, foram detidos em razão de apresentarem à autoridade migratória uma Carta de Transbordo Marítimo falsa. Houve ainda uma ocorrência com dois brasileiros: um que pretendia embarcar para Paris, na França, e outro para Porto Francisco, em Portugal. Ambos, foram presos com mais de doze quilos de cocaína em fundos falsos localizados em suas respectivas bagagens.

Em outra ação, uma mulher, nacional da Ucrânia, que viajava acompanhada de sua filha de 17 anos, com destino a Paris, foi presa com quinze quilos da mesma droga, também ocultos em fundos falsos. Por fim, uma brasileira, de 24 anos de idade, que embarcaria em voo nacional, para o Rio de Janeiro, foi detida, ao tentar passar pelo controle migratório, em razão de portar consigo uma pequena porção de maconha.

Os suspeitos foram apresentados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Espírito Santo

A Polícia Federal prendeu no fim da noite de quarta-feira (14), uma mulher, de 37 anos, que tentava embarcar no aeroporto de Vitória transportando drogas. Os policiais federais realizavam fiscalização rotineira em um voo que partia da capital capixaba para a cidade de São Paulo, quando perceberam que, em uma das malas, havia um conteúdo suspeito.

De posse das informações disponíveis, seguiram então até a aeronave, pois o embarque já havia sido iniciado. A passageira foi desembarcada e, inicialmente, negou que a bagagem lhe pertencesse.

Confrontada com dados obtidos junto à companhia aérea e imagens do check-in do terminal de passageiros que confirmaram que a mala, de fato, foi despachada por ela, os policiais então realizaram a abertura e encontraram 74 pequenos pacotes de suco que continham aproximadamente 13 quilos de cocaína. Uma vez em São Paulo, a mulher faria conexão para Doha (Qatar) com destino final a Maputo (Moçambique). Presa, se reservou ao direito de permanecer em silêncio.

Ela foi encaminha para a Superintendência da PF em São Torquato e, após os procedimentos de praxe, levada para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Municipal de Chapadão do Sul (MS) receberá R$ 5 milhões...

0
A Prefeitura ressalta que este investimento não só beneficiará os usuários e operadores do aeroporto, mas também contribuirá para impulsionar