Passageira tenta embarcar em avião com pistola e dois carregadores cheios de munição

Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington – Imagem: Matti Blume, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um oficial da Administração de Segurança de Transportes (TSA) no Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington (DCA) impediu uma passageira de Stafford, Virgínia, de trazer uma arma carregada em seu voo, na última quinta-feira (16). Foi a décima arma detectado por oficiais da TSA no aeroporto até agora apenas neste ano.

A arma calibre 9 mm estava carregada com 13 balas e foi detectada pela máquina de raio-X quando a mulher passava no posto de segurança com sua bagagem de mão. Um carregador adicional também estava em sua posse. Os funcionários da TSA notificaram a polícia da Autoridade Metropolitana de Aeroportos de Washington, que confiscou a arma e fichou a mulher por acusação de porte de armas em área de alta segurança.

“Todo mundo que possui uma arma de fogo precisa saber que não é permitido passar por um posto de controle de segurança de aeroporto”, disse John Busch, Diretor de Segurança Federal da TSA para o aeroporto. “Trazer uma arma carregada é uma ofensa muito séria. Armas, munições e postos de segurança não combinam. Os viajantes são responsabilizados pelo conteúdo de sua bagagem. E todo dono de arma deve saber sempre onde está sua arma de fogo. Muitas vezes dizem à TSA ‘esqueci que estava na bolsa’, e isso também é preocupante”.

Arma apreendida – Imagem: TSA

Os passageiros que quiserem viajar só podem embarcar com armas de fogo na bagagem despachada e elas devem estar devidamente embaladas e declaradas. Levar uma arma para um posto de controle do aeroporto acarreta uma penalidade civil federal nos EUA. 

As penalidades civis por levar uma arma a um posto de controle podem chegar a milhares de dólares de multa, dependendo das circunstâncias atenuantes. Isso se aplica a viajantes com ou sem autorização de porte de arma, porque mesmo que um indivíduo possa ter uma autorização, ela não permite que uma arma de fogo seja transportada na cabine de passageiros de um avião. 

As leis de posse de armas de fogo variam de acordo com o estado, a localidade e os passageiros devem fazer sua lição de casa para garantir que não estejam violando nenhuma lei local sobre armas de fogo. Os viajantes também devem entrar em contato com a companhia aérea, pois podem ter requisitos adicionais para viajar com armas de fogo e munição.

Em todo os EUA, os oficiais da TSA detectaram 5.972 armas de fogo com passageiros ou em suas malas de mão nos postos de controle, no ano passado. Das armas capturadas pela TSA em 2022, cerca de 86% estavam carregadas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias