Início Acidentes e Incidentes

Passageiro filmou o momento quando o avião sofreu os estóis de compressor

Cenas dos dois vídeos que você assistirá abaixo nesta matéria

Em uma matéria na última sexta-feira, 7 de janeiro, acompanhamos o incidente em que um Boeing 757 apresentou problema de estol de compressor de um de seus motores e o momento foi registrado por uma câmera ao vivo, permitindo a interessante experiência de se ouvir como é o som emitido por um propulsor turbofan quando afetado por tal falha (caso você não tenha visto ou queira ver novamente o vídeo e ouvir o estranho som, pode acessar clicando aqui).

Como vimos, a aeronave envolvida foi o Boeing 757-300 registrada sob a matrícula D-ABOB, operada pela companhia aérea alemã Condor, quando decolando no voo DE-1439 de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, para Hamburgo, na Alemanha.

Até aquele momento do incidente com o motor direito do jato, apenas se tinha notícia do vídeo da câmera ao vivo, porém, agora também circula pelas redes sociais uma gravação feita por um passageiro do voo. Ele filmava a decolagem a partir de um assento pouco atrás da posição da asa e exatamente do lado direito, captando tudo bem de perto.

Conforme você assiste na gravação abaixo, por volta de 15 segundos após ter deixado o aeroporto espanhol, o motor começou a expelir chamas de forma intermitente. Esta é uma característica bem comum de uma falha deste tipo, quando o compressor do motor entre em estol.

Outro vídeo, feito por uma pessoa em solo, também permite que se note, nos segundos iniciais, as chamas sendo expelidas pelo motor do Boeing 757:

Segundo relata o JACDEC, foi reportado que o problema teria sido causado pela ingestão de uma ave pelo motor.

Sair da versão mobile