Passageiro chama a atenção com seu próprio carregamento de cerveja para consumo num voo

Nas viagens aéreas, muitos passageiros optam por levar seu próprio álcool a bordo para ser consumido durante o voo. Embora algumas empresas permitam essa prática, existe a necessidade de bom senso, já que o uso desmedido de álcool pode levar a bebedeiras e outros incidentes que afetam a segurança dos voos, como tem sido noticiado de maneira recorrente pela mídia global.

Da mesma forma, como mostram casos recentes, alguns passageiros têm ido além para satisfazer suas necessidades de beber álcool durante o voo. Em um desses eventos, registrado por uma foto e publicada nas redes sociais na semana passada, um passageiro foi flagrado com uma cesta cheia de latas de cerveja Heineken (ver abaixo, esperar carregar).

Não foi detalhado em que voo foi feito o registro. Embora alguns passageiros achem que levar álcool a bordo é divertido, outros passageiros se sentem desconfortáveis ​​com essa prática.

É esperado que os passageiros respeitem as regras das companhias aéreas e não façam uso desmedido de bebidas alcoólicas a bordo, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de todos os passageiros durante o voo.

O efeito do álcool a bordo de aviões

Beber álcool a bordo de um avião pode ter consequências mais sérias do que se os passageiros estivessem no chão. Quando você está em um avião, a pressão barométrica é menor do que na maioria dos lugares da Terra, e isso potencializa o efeito do álcool, que atinge o pico no sangue mais rápido.

No entanto, mesmo que a sensação de beber álcool seja potencializada no ar, a porcentagem de BAC (álcool no sangue) que apresenta é a mesma que seria o caso se você bebesse a mesma quantidade de álcool no solo. Além disso, o ar seco da aeronave e o efeito diurético do álcool podem causar desidratação mais rapidamente do que no solo.

Para evitar problemas, é importante monitorar a ingestão de álcool a bordo. Beba água com cada bebida alcoólica e evite alimentos salgados, para manter a desidratação sob controle. A segurança, proteção e conforto dos passageiros e tripulantes são da mais alta prioridade para as companhias aéreas e o comportamento ou atos indisciplinados por parte dos passageiros, devido ao abuso de álcool ou de outra forma, é uma violação da lei internacional.

Em caso de indisciplina, o piloto em comando de um voo está autorizado a desembarcar ou entregar um passageiro a uma agência de aplicação da lei. É importante lembrar que beber álcool durante um voo pode ter consequências mais sérias do que no solo. Portanto, é importante ter cautela e moderação ao beber álcool a bordo, e sempre levar em consideração as regras da companhia aérea, bem como as regras da lei internacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias