Passageiro chega com antecedência, mas Gol nega embarque a acaba processada em R$ 12 mil

Boeing 737-700 da Gol Linhas Aéreas

A empresa Gol Linhas Aéreas foi condenada por danos morais, pela Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, e deve realizar o pagamento de indenização no valor de R$ 12 mil após negar o embarque de um passageiro.

Conforme consta na ação, o viajante alega que teria chegado ao aeroporto para realizar o check-in e o despacho da bagagem mais de uma hora antes do horário previsto para o voo. No entanto, após muito aguardar na fila, a companhia aérea impediu seu embarque, alegando que ele teria deixado de observar a regra de que a apresentação no balcão da companhia deveria ocorrer até uma hora antes da partida.

Ressalta que a própria atendente, em vídeo gravado e juntado aos autos, confirma que ainda faltavam dez minutos para o fim do prazo, além de outro funcionário ter confirmado que, se chegasse faltando um minuto, a companhia deveria atendê-lo. De outro lado, a companhia aérea defende que a parte deixou de observar a regra contida no contrato de transporte, chegando após o horário marcado e configurando o “no show”.

No exame do caso, o relator da Apelação Cível, o Desembargador João Alves da Silva, observou que a parte autora logrou demonstrar, de forma satisfatória, indícios mínimos da violação ao direito de embarcar e usufruir do serviço pelo qual pagou. De outro lado, “a empresa manteve-se inerte, sem acostar nenhuma prova de que a culpa foi exclusiva do consumidor”, disse. 

Configurado o ilícito, induvidoso que a situação vexatória vivida pelo recorrente configura a responsabilidade civil e reclama situação apta a causar severa perturbação da paz, notadamente quando se leva em conta que se tratava de um menor púbere, que teve de ficar perambulando pelo aeroporto sem uma solução da companhia aérea, que somente apresentou a “opção” de comprar outra passagem no dia seguinte“, frisou o relator. 

Da decisão cabe recurso.

Informações do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após vários incidentes de incursão em pista, EUA começa a instalar...

0
A FAA planeja implementar o sistema nos primeiros 4 aeroportos até julho de 2024. Vários outros aeroportos o receberão até o final de 2025.