Passageiro coloca navalha no pescoço de mulher durante voo doméstico nos Estados Unidos

A320 da JetBlue – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um passageiro de 41 anos foi preso e acusado em uma queixa criminal federal por carregar e usar uma lâmina de barbear contra uma mulher durante um voo, na última segunda-feira, 21 de novembro. O Ministério Público dos Estados Unidos apresentou a denúncia, acusando o réu, Merrill Darrell Fackrell, de “porte de arma em uma aeronave e assalto com arma perigosa na jurisdição especial de aeronaves do país”.

De acordo com as alegações contidas na denúncia e declaração juramentada da aplicação da lei, no dia em questão, Fackrell embarcou no voo B6-871 da JetBlue, que havia partido do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, a caminho do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, em Utah. 

Alcóolicos

Durante o voo, o passageiro ingeriu bebidas alcoólicas e envolveu a vítima em uma conversa longa antes que ela, finalmente, seguisse seu marido até o fundo do avião para uma pausa no banheiro. Na volta, a mulher colocou alguns fones de ouvido e tentou assistir a um filme.

Neste momento, o passageiro, que estava sentado em um assento na janela ao lado do casal, colocou a mão na frente da tela da mulher e disse a ela para pausar o filme. De acordo com a denúncia, a mulher tirou os fones de ouvido e percebeu que Fackrell tinha a mão agarrada com o que parecia ser uma faca, a centímetros de sua pele na região da garganta. 

O marido da mulher foi até a frente da aeronave para obter ajuda dos comissários de bordo. A mulher pulou para o corredor da aeronave para escapar e Fackrell estendeu a mão e tentou impedi-la, agarrando seu ombro. Felizmente, outro passageiro, sentado no lado oposto do corredor, confrontou o homem e conseguiu desarmá-lo, sem mais incidentes.

A aeronave foi recebida pela polícia na chegada e Frackell foi rapidamente levado sob custódia. Dias depois, a juíza Daphne Oberg concluiu que ele representava um risco significativo e o tribunal entendeu que, embora ele não tenha antecedentes criminais, Frackell parecia estar sofrendo de uma grave condição de saúde mental.

Processo criminal

De acordo com o Ministério Público, o promotor assistente, Michael Kennedy, do Gabinete do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito de Utah está responsável pelo caso. Além disso, a ocorrência, está sendo investigado pelo Departamento de Polícia de Salt Lake City e por um oficial da Força-Tarefa do FBI.

É provável que o incidente levante mais questões para o Departamento de Segurança Interna e a Administração de Segurança de Transporte sobre o aparente fracasso dos oficiais de segurança em impedir Frackell de colocar uma lâmina de barbear a bordo de um avião comercial.

Mais recentemente, outro caso assustou a segurança dos EUA, quando um passageiro conseguiu embarcar em um voo portando dois estiletes, utilizados para ameaçar comissários de bordo e outros viajantes.

Na ocasião, o autor conseguiu escapar das verificações de raio-x em um posto de segurança da TSA no Aeroporto Internacional de Cincinnati e embarcar com os objetos cortantes. A ameaça foi considerada tão séria que os pilotos fizeram um pouso de emergência em Atlanta, onde a polícia local levou o homem sob custódia.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias