Início Variedades

Passageiro com destino a Dubai é pego com 2.886 cartões de banco na mala de mão

Foto de Kenneth Iwelumo [GFDL 1.2] via Wikimedia Commons

Os policiais do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, em Lagos, na Nigéria, capturaram um suspeito com 2.886 cartões de banco em sua mala de mão. O homem não embarcou e foi encaminhado para a Comissão de Crime Econômico e Financeiro (EFCC) local. 

De acordo com matéria do jornal nigeriano Vanguard, o caso aconteceu por volta de 11h45 da manhã do dia 22 de agosto, no portão de embarque ‘B’ do aeroporto, mas apenas foi revelado agora pelas autoridades locais através de coletiva de imprensa.

O suspeito foi identificado como Ishaq Abubakar Abubakar e foi interceptado com quase 3 mil cartões pouco antes de pegar um voo da Emirates para Dubai. A polícia disse que os cartões foram cuidadosamente escondidos em caixas de macarrão e não haviam sido detectados pelo raio-X, mas o comportamento do suspeito levou os policiais a uma inspeção física mais minuciosa, revelando a grande quantidade de cartões.

Com as fronteiras da Nigéria fechadas na época, o suspeito pegaria um voo especial para Dubai, de onde operaria seu esquema de cartões de crédito. Mas agora “sua casa caiu”.

O oficial da EFCC, Abdulrasheed Bawa, disse que os cartões do caixa eletrônico podem ser usados ​​para lavagem de dinheiro ou más práticas cambiais. Ele, no entanto, prometeu que todos os envolvidos na conspiração seriam presos e processados ​.

Ele disse: “Identificamos que Ishaq Abubakar tinha 2.886 cartões escondidos em uma caixa de papelão junto com quatro cartões SIM. Cabe a nós investigar e saber se a conspiração é por malversação cambial ou lavagem de dinheiro. Também devemos determinar se bancos ou funcionários estão envolvidos neste crime. Vamos investigar e qualquer pessoa que for encontrada será processada junto com o suspeito”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile