Início Acidentes e Incidentes

Passageiro descontrolado tenta invadir a cabine do piloto e obriga avião A330 suíço a desviar

Um incidente com um passageiro descontrolado obrigou o voo LX19 da Swiss, com destino a Zurique, a retornar ao Aeroporto de Newark, em Nova Jersey.

O avião decolou do Aeroporto Internacional de Newark-Liberty às 22h18 (horário local) de domingo, 31 de março, rumo ao nordeste, atingindo uma altitude de 21.000 pés. Contudo, pouco tempo depois da decolagem, o comandante reportou à torre de controle que um dos 233 passageiros estava causando problemas na cabine, segundo informações de diversos veículos de mídia.

Após circular pela cabine, o passageiro começou a se comportar de forma agressiva com a tripulação e tentou invadir a cabine dos pilotos. “Não conseguimos conter o passageiro. Ele está se movendo livremente pela cabine”, informou o piloto do Airbus A330, de registro HB-JHI, à central de controle de tráfego aéreo.

Diante da situação, a tripulação declarou emergência com o sinal “PAN, PAN, PAN” e solicitou um retorno imediato ao Aeroporto de Newark. Segundo um porta-voz da companhia aérea, um dos membros da tripulação ficou ferido durante o incidente e foi encaminhado a um hospital local, conforme relatado pelo Swiss Info.

O voo foi cancelado e os passageiros seriam remanejados, de acordo com declaração da Swiss.

O Airbus A330 retornou à pista 22R do Aeroporto de Newark 42 minutos após a decolagem. O piloto informou ao controlador que os freios da aeronave superaqueceram como resultado do pouso, o qual foi mais pesado que o usual, e solicitou que os bombeiros inspecionassem o trem de pouso.

O passageiro, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi detido pela polícia ao desembarcar em Newark. A investigação sobre o incidente continua.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile