Passageiro é expulso do voo por usar roupa com ofensas; call center disse que ele poderia

Imagens: Redes Sociais/Reprodução – Edição AEROIN

Um homem foi expulso de um voo da Delta Air Lines no início do mês por conta de sua blusa, que não seguia os regulamentos da companhia.

Em relatos e vídeos via TikTok, o jovem Jauneil Brooks descreve que estava voando de Nashville, no Tennessee, para Los Angeles, na Califórnia, e foi abordado por uma funcionária da companhia logo após o embarque. Ela pediu para que o jovem tirasse seu moletom, que continha a frase “Fuck Biden and fuck you for voting for him!”, em uma ofensa ao presidente e a qualquer pessoa que tenha votado nele.

A roupa infringe as regras da Delta, que, assim como de muitas companhias dos Estados Unidos, não permitem frases ou manifestações ofensivas.

Mesmo após muita insistência por parte da funcionária, o passageiro não se adequou às regras. Por fim, quando já em vias de sair da aeronave, ele tirou o moletom e retornou a seu assento.

Porém, a funcionária novamente se dirigiu até ele informando que o comandante solicitou que ele fosse retirado do voo. Conforme o vídeo que ele mesmo registrou e você verá a seguir, a funcionária ainda avisou que, além da roupa, ele também estava sendo retirado por não usar corretamente a máscara.

Processo contra a companhia e contradições

O ‘Tiktoker’ diz que irá processar a companhia por violação à Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que diz “O congresso não deverá fazer qualquer lei a respeito de um estabelecimento de religião, ou proibir o seu livre exercício; ou restringindo a liberdade de expressão, ou da imprensa..”.

Apesar disso, as normas da empresa definem que: “A Delta pode se recusar a transportar ou remover passageiros de sua aeronave em qualquer uma das seguintes situações: (…) – Quando a conduta, vestuário, higiene ou odor do passageiro criar um risco de ofensa ou aborrecimento para outros passageiros.”

Por outro lado, a vítima entrou em contato via chat com o atendimento da Delta Air Lines, que afirmou que ele poderia usar a bordo roupas com frase ofensiva.

Conforme a imagem a seguir, ele primeiro pergunta “se existe política de vestimenta para passageiros voando com a Delta. Especificamente slogans ou palavras em minha roupa”, ao que a atendente responde que “não, conforme eu verifiquei, não há políticas de vestimenta na Delta”.

Em seguida, ele volta a perguntar: “Então tecnicamente eu posso usar uma camiseta que diz F Trump?”, e novamente a resposta é afirmativa: “Oh. Não se preocupe. Não há política de vestimenta na Delta. Você pode usar qualquer coisa que quiser.”

Imagem: Redes Sociais/Reprodução

Relembre outros casos de passageiros retirados de voos pela utilização de frases ofensivas em voo: 

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Ao ser pego cometendo crime com viatura da Receita do GRU...

0
Alvo de denúncia do Ministério Público Federal (MPF), um prestador de serviços terceirizado da Receita Federal (RFB) no Aeroporto