Passageiro filma voo em jato Embraer no meio da fumaça de incêndios

Um passageiro a bordo de um jato Embraer registrou como foi decolar em meio à densa fumaça dos incêndios que atingem a Califórnia e outros estados da costa oeste americana.

A filmagem foi feita por um passageiro a bordo de um Embraer E175 da Alaska Airlines (SkyWest Airlines) que decolou São de Francisco no último dia 9, quando o aeroporto estava com visibilidade em torno de 4,5 quilômetros e nuvens não mais altas do que 900 metros.

O vídeo foi gravado em time-lapse, que é quando um vídeo longo é acelerado visando, principalmente, a mostrar a evolução em poucos minutos de algo em um considerável período de tempo.

Nele é possível ver que o avião decola com suas luzes de navegação acesas e, após a decolagem, entra numa nuvem densa de fumaça de onde não é mais possível ver o chão.

Em seguida, a aeronave fica entre duas “camadas” de nuvens, a primeira de fumaça e a superior provavelmente uma nuvem “normal”. Só após cruzar essa segunda camada, ainda um pouco laranjada, é que a imagem fica mais clara, mas ainda com outra camada de nuvem acima.

As imagens impressionam pelo efeito causado pelos incêndios, não apenas no solo, mas também no céu. Além disso, não existe risco à segurança do voo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias