Início Acidentes e Incidentes

Passageiro filmou pela janela o jato Embraer varando a pista e arrebentando tudo na decolagem

No final de fevereiro, um jato de passageiros Embraer E195-E1 com 106 pessoas a bordo retornou com segurança ao aeroporto de Belgrado após atingir equipamentos da pista e sofrer danos graves logo após a decolagem na capital sérvia, conforme informaram veículos de mídia e blogs. Não houve feridos.

A aeronave estava a caminho de Dusseldorf, na Alemanha, e era operada pela empresa grega Marathon Airlines, que operava várias aeronaves em nome da transportadora nacional sérvia, AirSerbia, em base de longo prazo. O contrato, no entanto, foi rescindido após o incidente grave.

Posteriormente ao incidente, foi evidenciado que o voo JU-324 alinhou-se na pista do aeroporto Nikola Tesla, em Belgrado, em uma das taxiways que cruzam a pista a mais da metade do caminho, desde a cabeceira. O controlador pediu para o piloto confirmar se conseguiria decolar dali, dada a curta distância, e ouviu como resposta um “sim”.

Decolagem problemática

No entanto, não era suficiente e o avião saiu da pista antes de decolar. Durante a partida, a lateral esquerda da aeronave foi gravemente danificada quando atingiu o conjunto de sistemas de pouso por instrumentos da pista, localizado não muito longe de uma rodovia movimentada.

Após lutar para ganhar altura, a aeronave sacudiu ao entrar em um padrão de espera por cerca de uma hora antes de retornar com segurança ao aeroporto de Belgrado, informou a mídia sérvia.

Os passageiros foram levados para fora do avião e informados que o voo retornou devido a razões técnicas e que suas vidas nunca estiveram em perigo, mas isso não era toda a verdade, pois o caso foi extremamente grave.

Passageiro gravou

Imagens e fotos do avião danificado mostram um grande rasgo na fuselagem na base da asa esquerda. A seção da cauda também foi danificada. Bombeiros pulverizaram a fuselagem com espuma, pois o combustível parecia estar vazando. O aeroporto foi fechado por um tempo no domingo e os aviões que chegavam foram desviados para outros aeroportos.

Vídeos foram divulgados mostrado como tudo aconteceu, mas um passageiro a bordo do jato também gravou a decolagem, como pode ser visto no vídeo abaixo (esperar carregar).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile