Passageiro golpeia comissário no pescoço com haste caseira e pode pegar prisão perpétua

Nesta segunda-feira (6), durante um voo da United Airlines de Los Angeles a Boston, um passageiro que foi acusado de tentar abrir uma das saídas de emergência da aeronave, supostamente esfaqueou um comissário de bordo no pescoço com uma haste feita de uma colher de metal quebrada, reportou o Departamento de Justiça (DOJ).

De acordo com a Procuradoria dos Estados Unidos, o terrível incidente ocorreu no voo UA-2609 da United Air, que partiu do Aeroporto Internacional de Los Angeles por volta das 8h47. Francisco Severo Torres, 33, de Leominster, Massachusetts, foi acusado de agressão aos membros da tripulação de voo, bem como uso de arma perigosa e enfrenta uma sentença máxima possível de prisão perpétua se for considerado culpado.

Os pilotos foram notificados de que uma das saídas de emergência localizada à esquerda da aeronave entre a primeira classe e a econômica havia sido desarmada. Um comissário de bordo foi enviado para verificar a porta e notou que a alavanca de armar deslizante havia sido movida para a posição desarmada, assim como a maçaneta de travamento da porta, que havia sido movida cerca de um quarto do caminho para a posição destravada.

Apesar de não ser possível abrir a porta da aeronave em voo, o destravamento pode danificá-la.

Testemunhas a bordo do voo disseram aos investigadores que Torres foi visto na porta no início do voo, e que ele murmurou algo para os comissários de bordo antes de supostamente “empurrar um dos comissários de bordo em um movimento de esfaqueamento com uma colher de metal quebrada, atingindo o comissário na área do pescoço três vezes”.

Os passageiros conseguiram conter e subjugar Torres antes que a polícia encontrasse a aeronave na chegada a Boston e levar o jovem preso.

Segundo um porta-voz da United, a tripulação e os clientes demonstraram “preocupação com a segurança” e agiram rapidamente para conter o agressor. Nenhum ferimento grave foi relatado e o voo pousou com segurança. “Temos tolerância zero para qualquer tipo de violência em nossos voos, e este cliente será proibido de voar na United enquanto se aguarda uma investigação”, disse o porta-voz.

O incidente trouxe o foco para o problema da segurança a bordo dos aviões. O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que fará auditorias adicionais para assegurar que medidas e procedimentos de segurança estejam sendo seguidos.

O FBI descreveu Torres como um homem alto e magro, usando uma camisa e calça cinza. Ele foi preso e segue em custódia até o julgamento. O Departamento de Justiça dos EUA recomenda que Torres seja mantido em custódia para garantir a segurança de outras pessoas e a comunidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias