Passageiro leva pistola ao mesmo posto de controle de aeroporto 2 vezes em 30 minutos

Passenger Screening Raio x Inspeção Segurança
Imagem ilustrativa – Fonte: Politikaner / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

No que seria apenas mais um caso recorrente em aeroportos norte-americanos, uma arma de fogo foi encontrada na bagagem de mão de um passageiro em inspeção de embarque pelos Oficiais da Administração de Segurança de Transportes (TSA) do Aeroporto Internacional de Nashville.

A ocorrência, porém, chamou a atenção após a mesma arma de fogo ser detectada novamente menos de 30 minutos depois, no mesmo posto de controle.

De acordo com a TSA, na segunda-feira da semana passada, dia 3 de outubro, uma pistola Glock 9 mm carregada foi encontrada na bagagem de mão de um passageiro. A TSA alertou imediatamente a polícia do aeroporto, que tomou posse da bolsa e escoltou o passageiro para fora da área do posto de controle.

Após a interação com a polícia local, o passageiro retornou ao posto de segurança para completar a triagem, mas os oficiais encontraram a mesma arma de fogo, que agora estava descarregada, durante a inspeção da bagagem do passageiro.

A polícia aeroportuária foi novamente notificada, conversou com o passageiro e dessa vez buscou garantir que o passageiro não estava com a arma de fogo antes de ser examinado pela terceira vez em seu voo.

Conforme as regras nos Estados Unidos, as armas de fogo podem ser transportadas na bagagem despachada (desde que sejam declaradas à companhia aérea e levadas descarregadas em uma maleta adequada), mas elas são proibidas na bagagem de mão.

A TSA destaca que a segurança é primordial nestas situações e que itens como armas em malas de mão são perigosos para outros viajantes, podendo ser facilmente confundido com uma tentativa intencional de levar um item proibido para uma aeronave.

Os passageiros devem se lembrar de que são responsáveis ​​pelo conteúdo das malas e nosso conselho é que inspecionem minuciosamente todos os pertences pessoais para garantir que não haja itens ilegais ou proibidos antes de chegar ao aeroporto”, comenta Steve Wood, diretor de segurança federal da TSA no Tennessee.

Oficiais da TSA na segurança do Aeroporto Internacional de Nashville detectaram 157 armas de fogo em postos de controle até agora em 2022. Um total de 163 foram detectados no ano passado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Com aeronave H-36 Caracal, Esquadrão Falcão atuou hoje em prol da...

0
O H-36 Caracal encontrava-se em Recife e foi engajado pelo SALVAERO para atender o pedido de socorro do petroleiro saudita que fazia a