A Receita Federal do Brasil (RFB) informou, na última sexta-feira, 13 de setembro, que um passageiro foi preso em uma ação de rotina, realizada por servidores da Receita, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília (DF).
Durante a fiscalização de um voo com destino a Lisboa, Portugal, com a aplicação de técnicas de inteligência e o auxílio de equipamentos de inspeção não invasiva, os agentes aduaneiros identificaram irregularidades em uma bagagem.
Diante da suspeita, e em cooperação com a Polícia Federal (PF), o passageiro, de 32 anos e nacional da Malásia, foi conduzido para uma inspeção mais detalhada.
Na presença do viajante, foi realizada a abertura da mala, onde foram encontrados sacos plásticos lacrados contendo um pó branco, envolvidos em papel carbono e embalados em camisas sociais.
Uma amostra da substância encontrada foi submetida a um teste rápido com reagente químico, que indicou resultado positivo para cocaína. Ele estava transportando 4,1 kg da droga.
Diante da evidência do crime de tráfico internacional de drogas, a substância foi apreendida e o passageiro recebeu voz de prisão em flagrante, sendo encaminhado para autuação das autoridades policiais e adoção das providências cabíveis na esfera criminal.
A RFB ressalta que a droga que não alcança o mercado deixa de gerar lucros milionários para o crime organizado, de financiar atividades ilícitas e de colocar em risco a saúde e o bem-estar da população.
Informações da Receita Federal