Início Variedades

Passageiro que ameaçou comissária com estilete e fez avião desviar é condenado a 30 meses de prisão

Airbus A321 da Frontier Airlines

Um passageiro da Frontier Airlines foi condenado a 30 meses de prisão após admitir ter ameaçado esfaquear alguém em um voo para a Flórida antes de avançar contra uma comissária de bordo empunhando um estilete.

William Allen Liebisch, 43 anos, de Cincinnati, conseguiu levar o estilete através de um ponto de verificação de segurança da Administração para a Segurança dos Transportes (TSA) no Aeroporto Internacional de Cincinnati-Northern Kentucky em 12 de novembro de 2022, antes de embarcar no voo Frontier F9-1761 para Tampa.

A TSA, na verdade, havia detectado o estilete durante a triagem de rotina por raios-x das bagagens de mão de Liebisch, mas os agentes devolveram a arma a ele porque erroneamente acreditavam que a haviam “tornado inoperável” ao remover a lâmina. O que eles não perceberam, no entanto, era que o estilete tinha uma lâmina sobressalente embutida no cabo.

Uma vez a bordo, Liebisch inseriu a lâmina sobressalente e começou a limpar as unhas com ela antes de dizer ao seu companheiro de assento que pretendia esfaquear alguém com ela, conforme detalha o Paddle Your Own Kanoo.

Comissários de bordo recrutaram dois passageiros para sentar-se com Liebisch enquanto os pilotos faziam um desvio de emergência para o Aeroporto Hartsfield de Atlanta, onde as autoridades policiais aguardavam para encontrar a aeronave.

Ao chegar em Atlanta, os policiais inicialmente embarcaram no avião e avistaram Liebisch em pé no fundo da aeronave empunhando o estilete. Na tentativa de não antagonizar Liebisch, os policiais saíram do avião para ficar fora de vista, mas ordenaram que todos os passageiros desembarcassem imediatamente, deixando suas bagagens para trás.

Todos os passageiros desembarcaram rapidamente do avião, exceto Liebisch e os outros dois clientes que estavam sentados com ele. Quando o último dos outros passageiros desceu do avião, Liebisch de repente começou a avançar em direção a uma comissária de bordo na frente do avião com o estilete na mão.

Um dos passageiros que estava sentado com Liebisch conseguiu derrubá-lo no chão enquanto os policiais corriam a bordo para conter o homem e levá-lo sob custódia. Um relatório policial afirma que Liebisch só parou de resistir quando os policiais o ameaçaram com um Taser.

O comportamento de Liebisch criou pânico entre a tripulação de voo e seus companheiros de viagem“, comentou o Procurador dos EUA Ryan K. Buchanan após a audiência de sentença na quinta-feira (14). “Sua acusação e sentença, esperançosamente, fornecem uma mensagem de dissuasão para os outros.

Na sequência do incidente, o Departamento de Segurança Interna abriu uma investigação urgente, com a TSA admitindo que seus agentes não seguiram os procedimentos operacionais padrão ao devolver o estilete a Liebisch.

Leia mais:

Sair da versão mobile