Passageiro que defendeu comissária de voo em ataque a bordo de avião é condecorado

Na sexta-feira (24), o americano Jeff Neil foi homenageado em sua cidade natal, Exeter, no estado de New Hampshire (EUA) pelo seu ato heroico a bordo de um voo da United Airlines no início deste mês. Neil foi congratulado com o Prêmio Cidadão pelo Departamento de Polícia de Exeter.

O incidente aconteceu quando outro viajante, identificado como Francisco Severo Torres, de Massachusetts, fez ameaças a outros passageiros e tentou esfaquear uma comissária de bordo com um objeto de metal.

Um vídeo, capturado a bordo compartilhado nas redes sociais e em toda a mídia, mostra Torres ameaçando matar pessoas e prometendo um “banho de sangue”, antes de tentar abrir a porta de saída de emergência do avião. Neil, sentado uma fileira atrás, imediatamente pulou para intervir.

O chefe da polícia de Exeter, Stephan Poulin, falou sobre a ação corajosa de Neil. “Quando comecei a revisar os vários artigos deste incidente para obter detalhes e as entrevistas do Sr. Neil, reconheci imediatamente as características de um herói e um líder”, disse ele. “As ações de Neil naquele dia são um lembrete de que os heróis do cotidiano vivem entre nós. Aqui em Exeter e em comunidades em todo o mundo”.

Neil disse que não se considera um herói, mas reconheceu a importância do que aconteceu. “Eu realmente estava no lugar certo na hora certa”, disse ele. A esposa dele também estava no avião durante o incidente. Ela disse que não ficou surpresa por ele ter entrado em ação.

Torres foi preso e acusado de agredir uma comissária e tentar abrir a porta do avião, um Boeing 757-200. Ele agora aguarda uma avaliação de saúde mental, mas certamente será julgado e condenado pelo ato violento a bordo. Cogita-se até a possibilidade de uma condenação de prisão perpétua, pela tentativa de machucar a tripulante.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

No meio do ano, LATAM terá mais de 30% voos entre...

0
A LATAM terá um aumento progressivo superior a 30% no volume de voos Brasil-Chile entre maio e julho deste ano na comparação